Email: Roseli Abrão

Blog: sexta-feira, 8 de março de 2019

13:17:19

Simples assim?

Uma pesquisa inédita de professoras de universidades nos Estados Unidos e no Reino Unido, divulgada pela BBC News Brasil, revela que 35% das mulheres que concorreram à Câmara dos Deputados nas eleições do ano passado não alcançaram 320 votos, o que, segundo sugere o UOL (que reproduziu a informação) foram usadas apenas para cumprir formalmente a lei de cotas, as chamadas “candidatas laranjas”.

O PSL e o PSD são os partido que lideram o ranking das denúncias de candidaturas laranjas. E é deste núcleo que vem a “solução” para pôr um fim ao problema: um projeto de lei que visa acabar com as cotas e com o fundo de campanha.

Segundo o UOL, o senador Angelo Coronel, do PSD da Bahia, que é autor da proposta de eliminar as cotas para candidaturas femininas, argumenta que essa é a única solução para acabar com as "laranjas". Para ele, só uma mudança "cultural" levaria a uma participação feminina e masculina equilibrada no Congresso.

-- A diminuta participação feminina é resultado de questões históricas muito mais complexas que a simples disposição financeira. Nesse sentido, uma medida forçada se mostra vazia de efeitos, como se tem percebido, justificou.

O senador Angelo Coronel (PSD-BA), autor da proposta de eliminar as cotas de candidaturas femininas, argumenta que essa é a única solução para acabar com as "laranjas". Para ele, só uma mudança "cultural" levaria a uma participação feminina e masculina equilibrada no Congresso.






Blog: quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

09:06:41

Alvaro quer restringir pesquisas

O senador Alvaro Dias, do Podemos, quer proibir a divulgação de pesquisas eleitorais nos 15 dias que antecedem as eleições.

O senador paranaense apresentou ontem um projeto de lei para estabelecer novas normas para as eleições e delimitar prazos para a divulgação de pesquisas eleitorais, proibindo que sejam divulgas nos 15 dias anteriores à eleição.

-- A medida tem como objetivo assegurar que a manifestação da vontade popular nas urnas esteja protegida contra a influência de pesquisas eleitorais que, a pretexto de informar o eleitor, acabam por condicionar de forma indevida o seu voto, transformando uma opção que deveria expressar sua preferência política no chamado voto útil, disse Alvaro.

Segundo a assessoria do senador, pelo projeto, o descumprimento da regra passa a ser crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multas que vão de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00.

Alvaro destacou em sua justificativa que “a restrição à divulgação de pesquisas não é novidade no âmbito das democracias, nem mesmo das mais maduras: a França proíbe essa divulgação nas 48 horas que antecedem as eleições, e a Itália nas duas semanas anteriores ao pleito. É preciso assegurar a liberdade do voto e permitir que o cidadão defina suas preferências eleitorais com base nas propostas apresentadas e não em números divulgados por institutos de pesquisa, que não raro cometem equívocos ao não conseguirem captar a real tendência do eleitorado.” Disse.












Blog

Lava Jato prende Temer

70,9% não sabem em quem votar

Disputa embolada

Rota de colisão

Só 34% aprovam governo Bolsonaro

CCJ aprova fim das aposentadorias

Preso ioiô

Boulos em Curitiba

Chilique

Partidos apostam em fusões

Em pauta

TCP lidera movimentação de contêineres no Sul do Brasil

Marketing online é decisivo para sucesso de negócios em franquias

Flyworld inaugura terceira unidade no Rio Grande do Sul

TCP investe em 30 projetos ambientais em 2018

TCP finaliza obras de ampliação do cais de atracação

Flyworld participa da Black Friday 2018

Aracaju ganha primeira unidade Flyworld

Resort e Hotel fazenda são opções para a semana da criança

Casamento em cruzeiro é a nova tendência entre os casais

Flyworld Jundiaí firma parceria com Faell Vasconcelos

Acesse também

Twitter - http://twitter.com/roseli_abrao

Facebook - http://www.facebook.com/blog.roseliabrao

RSS Feeds - http://roseliabrao.com/rss/

Coluna

Rossoni derruba sessão e irrita deputados

CEI do “xerox” não pode ser uma caça às bruxas

Erro do TRE dá sobrevida a Bernardo Carli

Ghignone aposta na vitória de Ducci

Beto não assume compromisso com emendas ao orçamento

Publicidade


Publicidade

A 1ª em aluguel de Livros com entrega em domicilio e Venda de Livros Usados em Curitiba

(41) 3367.2466 | 3367.3544


Copyright © roseliabrao.com

Blog | Coluna | Em pauta | Roseli Abrão | Equipe | Contato | Topo do site