Email: Roseli Abrão




Blog: quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

11:29:13

Gleisi, a “gerente” de Dilma

Reportagem assinada pela jornalista Natuza Nery, da Folha de S. Paulo, relata o prestigio da paranaense Gleisi Hoffmann junto a presidente Dilma Roussef.

Segundo a reportagem, os principais interlocutores de Dilma Rousseff saíram da reunião ministerial na segunda-feira surpresos com o prestígio de Gleisi junto à presidente.

Natuza relata que antes de encerrar o encontro formal, Dilma retomou a palavra e deu seu recado: não adianta passar por cima da gerente do governo.

-- Gleisi é uma de vocês, mas quando fala, fala por mim. Antes de falar comigo, tem que falar com ela, disse Dilma, que deu um ultimato: se ministros faltarem às corriqueiras reuniões na Casa Civil e, no lugar, mandarem assessores, a chefe da Casa Civil irá cancelar os encontros automaticamente.

-- Não quero saber de pessoas não qualificadas nas reuniões, disse a presidente, segundo o relato de dois ministros.

Dilma deu essa demonstração de força ao contar sua própria experiência, segundo a jornalista, que lembra que quando assumiu a Casa Civil, Lula jogou a gestão do governo nas mãos da nova auxiliar enquanto se concentrava na política.

Agora, porém, o formato é diferente. Dilma toca menos a política, mas continua centralizando a gestão do Executivo.

Gleisi Hoffmann vem ganhando espaço junto à presidente, atesta a jornalista. É uma das poucas com acesso a informações sobre a reforma ministerial ainda em curso.

“Disciplinada, busca imprimir no ministério a mesma marca de Dilma quando era auxiliar direta de Lula. Nos bastidores, comenta-se sobre a possibilidade de a chefe da Casa Civil lançar-se em 2014 na disputa pelo governo do Paraná”.




Blog: terça-feira, 24 de janeiro de 2012

16:40:19

Reforma política volta à pauta da Câmara em fevereiro

A proposta de reforma política, que emperrou na Câmara Federal no ano passado por falta de consenso em torno do financiamento público exclusivo de campanha e de mudanças no sistema eleitoral, deve voltar à pauta em fevereiro, segundo informa a Agência Câmara de Notícias.

Segundo o presidente da comissão especial, deputado Almeida Lima, do PPS de Sergipe, “desde que ficou definido que as mudanças não valeriam para as eleições de 2012, perdeu-se o sentido de pressa”.

-- Optamos por fazer um trabalho mais amplo e profundo para vigorar a partir de 2014, declarou, acrescentando que o relatório do deputado Henrique Fontana, do PT do Rio Grande do Sul, “não deveria mesmo ter sido votado”, já que “ precisa ser mais discutido com os partidos, com a própria sociedade, que apresenta alternativas”.

O relator, no entanto, tem opinião diferente.

-- Lógico que a frustração de não votar [o relatório] sempre é grande, porque considero um prejuízo muito grande para o Brasil manter o sistema político atual, declarou Fontana.

Ao longo de 2011, foram apresentados três relatórios.

Segundo a última versão, o número de vagas obtido pelos partidos será determinado por meio do sistema das maiores médias, a chamada Fórmula D'Hondt (adotada em países como Bélgica, Áustria, Dinamarca e Noruega).

O relatório também prevê que o eleitor vote apenas uma vez para deputado – em versão anterior, eram duas –, podendo optar por um nome ou um partido de sua preferência.





Blog: segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

15:48:23

Aposentadoria de ex-governador

TJ nega liminar a Mário Pereira

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná negou, por maioria de votos, liminar ao ex-governador Mário Pereira, que entrou com ação contra o governador Beto Richa que cancelou a aposentadoria de ex-governadores.

Na mesma decisão, o TJ suspendeu o processo até que seja julgada, pelo Supremo Tribunal Federal a ação declaratória de inconstitucionalidade que questiona a legalidade do art. 85, § 5º, da Constituição do Estado do Paraná, que prevê a concessão de verba de representação a ex-governadores do Estado.

Ao fundamentar seu voto, o relator do processo, desembargador Rabello Filho, observou que “está em curso, perante o Supremo Tribunal Federal a ADIn 4.545-PR, que tem por objeto o artigo 85, parágrafo 5º, da Constituição do Estado do Paraná, que contempla a verba de representação aos ex-governadores paranaenses, verba essa que é objeto, por seu turno, do presente mandado de segurança, já havendo naquela ação direta pronunciamentos da Advocacia-Geral da União e do Ministério Público Federal, ambos no sentido de que deve ser declarada a inconstitucionalidade da norma constitucional estadual referida".

Para o relator, “mesmo no que se diz respeito ao periculum in mora, o que há no caso, é risco de dano inverso, porquanto conceder a liminar postulada nesse momento resultaria em prejuízo a toda coletividade, já que em razão da irreversibilidade da medida, ante o caráter alimentar dessa verba, os pagamentos efetuados sob o manto dessa decisão jamais retornarão aos cofres públicos, por força de sua irrepetibilidade".







Blog

Alceni Guerra no time de Cida

Não voto chega a 65%

Lava Jato acabou com a classe política

Osmar propõe novo modelo de governo

Piana e Campagnolo com Ratinho

Lula quem mais arrecadou

Beto é vaiado em Matinhos

Prá ver o Brasil jogar (III)

Prá ver o Brasil jogar (II)

Senadores farão visita a Lula

Em pauta

TCP e Brado Logística desenvolvem ações conjuntas com foco nos clientes

Flyworld indica os destinos mais românticos para casais apaixonados

Namorados devem gastar mais com presentes, diz Datacenso

Flyworld indica destinos para lua de mel no mês das noivas

Jovens e idosos são os que mais viajam sozinhos no Brasil

Flyworld indica destinos nacionais e internacionais para a Páscoa

TCP inaugura novo serviço para a Ásia

Flyworld Viagens prevê crescimento de 40% para 2018

Sete dicas para curtir o Carnaval com os amigos ou família

Cinco dicas para organizar uma viagem com sucesso

Acesse também

Twitter - http://twitter.com/roseli_abrao

Facebook - http://www.facebook.com/blog.roseliabrao

RSS Feeds - http://roseliabrao.com/rss/

Coluna

Rossoni derruba sessão e irrita deputados

CEI do “xerox” não pode ser uma caça às bruxas

Erro do TRE dá sobrevida a Bernardo Carli

Ghignone aposta na vitória de Ducci

Beto não assume compromisso com emendas ao orçamento

Publicidade


Publicidade

A 1ª em aluguel de Livros com entrega em domicilio e Venda de Livros Usados em Curitiba

Telefones para contato:
(41) 3367-2466 / 3367-3544


Copyright © roseliabrao.com | 2011

Blog | Coluna | Em pauta | Roseli Abrão | Equipe | Contato | Topo do site