Email: Roseli Abrão



Blog: sexta-feira, 8 de julho de 2011

17:21:32

Mulheres debatem reforma política

Brasília reúne na segunda-feira representantes de partidos políticos para debater a reforma política e a participação das mulheres na política.

A informação é do site da Secretaria de Política para Mulheres, e a reunião, que contará com a participação da ministra Iriny Lopes, foi convocada tendo em vista as pautas em discussão no Brasil como a Reforma Política, a Lei de Igualdade no mundo do trabalho (PL 6653), que está em tramitação na Câmara Federal, e a importância do fortalecimento da participação das mulheres no âmbito político-partidário.

O Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, criado em 2006, é um espaço multipartidário, composto por representantes das Instâncias de Mulheres dos 17 partidos políticos. Apoiado pela SPM, o Fórum busca promover a participação das mulheres na política, tanto das que já atuam, são filiadas e concorrem nas eleições, como daquelas que desejam entrar no meio político.

Lei da Transparência é inconstitucional?

O Estado não tem competência para legislar sobre organização administrativa, servidores públicos, processo administrativo e processos licitatórios dos municípios.

Assim, a Lei Complementar nº 137, de autoria dos deputados Valdir Rossoni (PSDB) e Plauto Miró (DEM), sancionada esta semana pelo governador Beto Richa (PSDB), que estabelece que os atos oficiais de todos os municípios paranaenses deverão ser veiculados, obrigatoriamente, por meio eletrônico, junto ao Departamento de Imprensa Oficial do Estado, e por mídia impressa “é inconstitucional”.

A avaliação é do advogado Tarso Cabral Violin, que em seu blog questiona se algum município se insurgirá contra a medida, entrando com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn).

-- Politicamente complicado, mas juridicamente necessário, diz o advogado.

Mais uma “bomba” na Assembléia

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, do PSDB, tem mais uma “bomba” nas mãos.

Não entra em detalhes, mas antecipa que é o caso mais grave encontrado até agora.

Muito mais grave do que, por exemplo, as irregularidades encontradas nas aposentadorias de servidores.

Rossoni já tem pronto o relatório que mostra que 90% das aposentadorias foram concedidas de forma irregular, mas só deve divulgá-lo na volta do recesso, em agosto.

PMDB, não. Governo, sim

No encontro que promoveu em Londrina, na quinta-feira à noite, o ex-governador Orlando Pessuti negou que esteja pleiteando a presidência do PMDB paranaense.

Disse que só fará isso se for convidado pelo presidente Waldyr Pugliesi.

Mas não negou que seja pré-candidato ao governo do Estado nas eleições do ano que vem.

PDT espera por Fruet

Na iminência do anuncio sobre o futuro partidário do ex-deputado Gustavo Fruet, os pedetistas paranaenses fazem figa.

Em editorial, no newsletter encaminhado à imprensa, a Rede PDT afirma que o partido “continua alimentando as melhores expectativas pela filiação de Gustavo Fruet, para através dele, poder realizar grandes transformações e tornar Curitiba referencial de austeridade e eficiência administrativa, resultando em avanços sociais significativos à população da capital.

Mas, segundo a Rede PDT, caso o ingresso de Fruet não se concretize, “o partido deverá seguir sustentando a tese de candidatura própria porque este é o caminho apontado por resolução nacional aprovada em Convenção e só pode eventualmente ser revisto no prazo das convenções de 2012, entre 10 a 30 de junho”.

Até por isso alerta:

-- Será inoportuno e inviável que qualquer liderança tente estabelecer, até este prazo legal, qualquer compromisso em torno de outras candidaturas cogitando o partido (ou, no caso, o interesse pessoal) para a vaga de vice.


Blog: quinta-feira, 7 de julho de 2011

10:21:03

Assembléia pode antecipar recesso

A Assembléia Legislativa pode encerrar seus trabalhos na próxima segunda-feira, antecipando, assim, o recesso de 15 dias.

Para terça-feira, dia da visita da presidente Dilma Roussef ao Paraná, já foi decretado “ponto facultativo” e como a maioria dos deputados já estará no interior do Estado, dificilmente eles voltariam para uma sessão plenária, na quarta-feira.

O presidente da Assembléia, deputado Valdir Rossoni, não desmarcou as sessões. Em comunicado, disse que, na terça, o horário da sessão será retardado (das 14h30 para 15h30) para dar tempo de os deputados que forem a Francisco Beltrão voltarem a Curitiba; e que na quarta, a sessão será normal.

Mas nos bastidores já se fala num “acordo de lideranças”...

Contagem regressiva

O alerta é do Tribunal Superior Eleitoral: a partir de hoje, 7 de julho, começa a contagem regressiva para quem quer concorrer às eleições do ano que vem. Só restam três meses para filiação partidária.

O TSE destaca que o requisito de estar filiado um ano antes das eleições está definido no artigo 9ª da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) e encontra-se previsto no Calendário Eleitoral das Eleições 2012, já aprovado pelo TSE.

Ainda de acordo com a lei e o calendário, também nessa data os candidatos devem ter domicílio eleitoral no local onde pretendem concorrer. O domicílio eleitoral é condição de elegibilidade prevista na Constituição Federal.

A sete chaves

O ano não é eleitoral, mas nem por isso os políticos que estão se preparando para disputar o pleito do ano que vem refutam pesquisas até para conhecer seu cacife eleitoral.

Só que as mantém a sete chaves.

-- Muitas pesquisas estão sendo feitas, mas a divulgação não é boa nem para quem está ganhando porque pode alertar os adversários nem para quem está perdendo, avalia Murilo Hidalgo, da Paraná Pesquisas.

CCJ do Senado derruba lista fechada e “distritão”

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado derrubou, na quarta-feira, duas propostas apresentadas pela Comissão de Reforma Política que alterariam o modelo vigente para a eleição de deputados federais, estaduais e vereadores: a lista fechada, em que os eleitos são dispostos em lista pré-ordenada pelos partidos, e o voto majoritário, o chamado “distritão”, que substituiria o coeficente eleitoral.

O senador Roberto Requião, que integra a Comissão de Reforma Política, comemorou.

Em seu Twitter, escreveu:

-- Lista fechada e distritão triturados na CCJ. Enfim noticia saudável. Aleluia.


Blog: quarta-feira, 6 de julho de 2011

14:34:59

Fruet põe fim ao suspense

O ex-deputado Gustavo Fruet concederá entrevista à imprensa na semana que vem. O dia, hora e local ainda não estão definidos, mas pode significar o fim do suspense sobre sua permanência ou não no PSDB. Há quem afirme que Fruet vai anunciar sua saída do ninho tucano até porque o governador Beto Richa frustrou sua expectativa. Richa, que tem o comando do partido, não veio a público dizer se o PSDB terá ou não candidato próprio a prefeitura de Curitiba e se aceita ou não que seja candidato.

Dia movimentado

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, do PSB, teve uma manhã movimentada.

Como expõe em seu Twitter, recebeu as visitas dos deputados estaduais Mauro Moraes, do PSDB, e Gilson de Souza, do PSC.

Estiveram também no Palácio 29 de março, os vereadores tucanos Beto Moraes e Francisco Garcez.

O prefeito não relata o teor das conversas, mas dá para apostar que um dos temas foram as eleições do ano que vem.

Dupla filiação partidária

O PSD realiza convenção no dia 15 de julho para instituir o primeiro diretório estadual do partido no Paraná.

O deputado federal Eduardo Sciarra será confirmado presidente da sigla lançada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O curioso é que Sciarra terá, a partir desse dia, dupla filiação partidária. Mas não só ele, o deputado estadual Ney Leprevost, também.

Sciarra e Leprevost só vão se desfiliar do DEM e do PP, respectivamente, depois que o PSD conseguir seu registro no Tribunal Superior Eleitoral.

Eleições 2012

Pessuti volta à cena política

O ex-governador Orlando Pessuti retoma esta semana as reuniões do PMDB que vem realizando no interior do Estado. De olho na presidência do PMDB paranaense e na candidatura ao governo do Estado, nas eleições de 2.014, Pessuti estará nesta quinta-feira em Londrina; na sexta em Apucarana, Jaguapitã, Santa Izabel do Ivaí e Paranavaí.

No sábado, Pessuti irá a Maringá e Paiçandu.

Nesses encontros o ex-governador debate temas sobre o processo eleitoral de 2012 como filiações, cumprimento de prazos legais, prestação de contas e levantados problemas relativos a situação dos locais.

Reforma de gabinetes já gera confusão

Ainda nem começou e a reforma dos gabinetes na Assembléia Legislativa já está gerando confusão. Ao contrário do que assegurou seu presidente, Valdir Rossoni, o deputado Pedro Lupion, do DEM, nega que tenha concordado em deixar o 8º andar.

Não sem antes garantir um novo espaço.

Houve quem brincasse com Lupion, que integra a bancada ruralista da Assembléia.

-- Agora ele sente na pele o que é ser um sem-terra, ou melhor, sem-gabinete...


Blog: terça-feira, 5 de julho de 2011

18:18:10

TC

O desabafo de Requião

Do Chile, onde se encontra, o senador Roberto Requião escreve no Twitter:

-- TC. A mão que afaga é a mesma que apedreja. Afasta esta mão que te afaga, escarra nesta boca que te beija. Que nojo me inspiram alguns.

Bonilha é eleito conselheiro do TC

O procurador geral do Estado, Ivan Bonilha, foi eleito nesta terça-feira, pela Assembléia Legislativa novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Bonilha recebeu o voto de 34 deputados. O deputado Augustinho Zucchi, do PDT, teve 18 votos.

Foram registrados um voto em branco e um nulo.

Leia agora em Roseli Abrão

Nelson Garcia desiste do TC

Pela segunda vez em seis meses o deputado tucano Nelson Garcia desiste de uma disputa. Primeiro foi à presidência da Assembléia Legislativa, agora de concorrer ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas.

A desistência de Garcia, avaliam alguns parlamentares, pode beneficiar o pedetista Augustinho Zucchi, que disputa contra o procurador geral do Estado, Ivan Bonilha.

Derosso passa rasteira em Fruet

Mari Derosso, irmã do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso, do PSDB, está em plena campanha para se eleger vereadora nas eleições do ano que vem.

Mari vem fazendo campanha na base eleitoral do irmão, o que significa que Derosso não buscará a reeleição em 2.012.

Mais do que isso, mostra que o tucano busca a realização de um sonho, que é ser o vice do prefeito Luciano Ducci, do PSB.

Atentos observadores da cena política curitibana avaliam que Derosso passa mais uma rasteira no ex-deputado Gustavo Fruet, que ainda tenta no PSDB as garantias para ser candidato a prefeito.

E perguntam: com esta movimentação pelos lados do Palácio Rio Branco não caem no vazio as afirmações do vice-presidente do PSDB paranaense, deputado Valdir Rossoni, que na segunda-feira praticamente assegurou a candidatura de Fruet no ninho tucano?

Para recordar apenas uma frase de Rossoni:

-- É só ele confirmar sua permanência que o PSDB dará garantias - públicas e transparente - para ele ser candidato...

TC

Bonilha ameaça Durval

Pode até ser uma teoria da conspiração. Mas alguns deputados avaliam que a provável eleição, nesta terça-feira, do procurador geral do Estado, Ivan Bonilha, como conselheiro do Tribunal de Contas, ameaça as pretensões do chefe da Casa Civil, deputado Durval Amaral, do DEM.

Durval espera a aposentadoria do conselheiro Heinz Herwig, no ano que vem, para buscar o cargo.

Na avaliação de alguns deputados, a eleição de Bonilha ficará sub-judice até que o STF julgue o caso Mauricio Requião. Caso o Supremo dê ganho de causa ao irmão do senador Roberto Requião, Bonilha seria apeado do cargo, mas eleito pela Assembléia Legislativa, pode reivindicar a vaga de Heinz.

Beto faz primeira viagem ao exterior

Seis meses depois de assumir o Palácio das Araucárias, o governador Beto Richa faz sua primeira viagem ao exterior.

Estará fora do país de 14 a 24 de julho.

Em comunicado à Assembléia Legislativa, Richa não informou seu destino, mas justificou que tratará de assuntos particulares.

Quem assume o cargo é o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns.

Beto imita Lerner, ironiza Welter.

O deputado Elton Welter, do PT, ironizou a decisão do governo Beto Richa de determinar a volta do secretário do Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, do PMDB, à Assembléia Legislativa para assegurar um voto no candidato oficial à eleição para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas, o procurador geral do Estado, Ivan Bonilha.

-- Ao que parece, o governo não tem certeza da eleição de seu ‘escolhido’, disse Welter.

O deputado petista volta na história para lembrar que a atitude de Richa não é inédita.

Jaime Lerner, que queria vender a Copel, mandou para a Assembléia o então secretário dos Transportes, Nelson Justus, para garantir um voto contra o projeto de iniciativa popular que impedia a privatização da companhia.

Reforma “agrária” dos gabinetes começa no reduto petista

Tão logo inicie o recesso parlamentar, dia 15 de julho, a Assembléia vai dar inicio à reforma dos gabinetes, buscando um padrão onde todos os deputados terão garantido um mesmo espaço.

Coincidência ou não, a reforma começa pelo 8º andar do edifício Tancredo Neves, reduto dos deputados petistas.

Lá estão instalados os deputados Tadeu Veneri, Elton Welter, Péricles de Mello e Luciana Rafagnin.

Também no 8º andar estão os deputados Pedro Lupion e Osmar Bertoldi, do DEM, e Fábio Camargo, do PTB.

Dos atuais sete gabinetes ficarão seis. Quem deixa o 8º andar é o democrata Pedro Lupion.


Blog: segunda-feira, 4 de julho de 2011

18:10:43

TC

Romanelli volta pra Assembléia

O deputado Luiz Cláudio Romanelli , do PMDB, deixou temporariamente a Secretaria do Trabalho para reassumir sua cadeira na Assembléia Legislativa.

Uma forma de garantir mais um voto para o candidato do Palácio das Araucárias, Ivan Bonilha, na eleição desta terça-feira para conselheiro do Tribunal de Contas.

Quem perde o direito de votar é o petista Elton Welter, que volta à condição de suplente.

Osmar reafirma interesse do PDT por Fruet

O presidente do PDT paranaense, ex-senador Osmar Dias, garantiu agora a pouco na Assembléia Legislativa, onde fez palestra sobre micro-crédito, o interesse de seu partido pelo “passe” do ex-deputado Gustavo Fruet. Segundo Osmar, o convite já foi feito e que a decisão cabe ao tucano. No PDT, Fruet terá garantida sua candidatura à prefeitura de Curitiba, garantiu Osmar.

O senador acredita que os partidos da base de apoio do governo Dilma vão tentar se unir em Curitiba. Sua esperança é que, nesta caso, o apoio seja integral. Ironizando, disse que não deseja a esta provável candidato a “sorte” que teve na campanha do ano passado. “Não jogo esta praga no candidato”, disse.

Leia agora na coluna de Roseli Abrão

TC

Presidente do TJ garante eleição para o TC

Mais uma reviravolta no imbróglio da eleição para conselheiro do Tribunal de Contas. O presidente do Tribunal de Justiça, Miguel Kfouri Neto, cassou, hoje de manhã, a liminar que havia sido concedido na sexta-feira pelo desembargador Jorge de Oliveira Vargas a favor de Mauricio Requião, que cancelava a eleição do novo conselheiro do TC, marcada para esta terça-feira.

Kfouri seguiu a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Levandowski, que na sexta feira negou liminar a Maurício Requião para interromper o processo.

Com esta decisão, a Assembléia Legislativa abre nesta tarde a oportunidade para que os 17 inscritos que foram aprovados pela comissão especial possam defender suas candidaturas em plenário.

Ele pediu para ser candidato

O governador Beto Richa negou hoje de manhã, em entrevista à imprensa durante a inauguração da trincheira entre as avenidas das Torres e Rui Barbosa, em São José dos Pinhais, que o procurador geral do Estado, Ivan Bonilha, seja o candidato oficial do Palácio das Araucárias.

Segundo o governador, Bonilha apenas pediu sua autorização para concorrer ao cargo. Beto, no entanto, destacou o currículo do procurador dizendo que dos 17 candidatos é o único servidor de carreira do Tribunal de Contas.

Para Ducci ainda é cedo para falar em eleições

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, do PSB, voltou a afirmar, na manhã desta segunda-feira, que ainda é cedo para falar em negociações visando sua reeleição, no ano que vem.

Em entrevista à rádio BandNews, Ducci assegurou que “nem pensa nisso”.

-- Tenho trabalhado bastante, por que considero que o trabalho à frente da prefeitura é o mais importante agora, afirmou.

Eleições 2012

Uma segunda-feira decisiva?

O ex-deputado Gustavo Fruet teria um encontro marcado com o vice-presidente do PSDB, deputado Valdir Rossoni, nesta segunda-feira. Informações de pessoas próximas ao presidente da Assembléia Legislativa, que comemora a vitória de seu filho, Rodrigo, à prefeitura de Bituruna, dão conta que Rossoni daria o que Fruet pediu: o comando do PSDB de Curitiba.

Pelo ultimato que o ex-deputado teria feito ao presidente estadual do PSDB, Beto Richa, recentemente, ficaria faltando a declaração pública do governador – de que apóia sua candidatura à sucessão do prefeito Luciano Ducci – para permanecer no ninho tucano.

Vitória de Rossoni em Bituruna

Rodrigo Rossoni, do PSDB, é o novo prefeito de Bituruna. O filho do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, venceu por uma diferença de 64 votos de Carlos Roberto de Oliveira, do PTB.


Blog: domingo, 3 de julho de 2011

20:43:31

Kaloré elege Edmilson Stencel

Por Ana Cunha Abrão

O município de Kaloré, no Norte do Paraná, já tem um novo prefeito. Edmilson Luiz Stencel, do PDT, foi eleito hoje com 58,03% dos votos válidos, contra 41,97% do seu adversário André Pereira, do PT.

O município que tem 4,5 mil habitantes, sendo 3,1 mil eleitores, teve o último prefeito, Adinan Canelo (PMDB) cassado em dezembro do ano passado, por denúncias de irregularidades na contratação de funcionários.

Além de Kaloré, os eleitores de Bituruna também foram às urnas para escolher o novo chefe do poder municipal. Até o momento, o TRE não divulgou o resultado oficial.

Doático troca Greca por Curi

Parece que surtiu efeito o puxão de orelha que levou do senador Roberto Requião. O presidente do PMDB de Curitiba, Doático Santos, já admite trocar o nome do vice-presidente do partido na chapa a ser liderada por Requião.

Em entrevista à jornalista Elizabete Castro, de “O Estado do Paraná, Doático admitiu que “inicialmente, a proposta era lançar Greca como candidato a vice-presidente, mas a pedido dos deputados estaduais, Alexandre será convidado a compor a chapa”.

-- Ele foi o presidente do Conselho Político do partido nos últimos quatro anos. Ele tem o apoio da maioria da bancada, justificou.

Recentemente o deputado Alexandre Curi admitiu que estava sendo pressionado pela bancada para assumir a vice-presidência do PMDB de Curitiba.

Em entrevista aos jornalistas que fazem a cobertura diária da Assembléia Legislativa, mostrou que segue a linha de pensamento do senador Roberto Requião, que não veta o ingresso do ex-deputado Gustavo Fruet no partido, mas defende que o tucano não pode ser “ungido” candidato.

-- O partido tem que estar aberto a todas as lideranças. Não pode haver exclusividade. O PMDB tem nomes para apresentar, disse Curi, citando Rafael Greca, Marcelo Almeida e Stephanes Júnior.

Ilustre desconhecido

O deputado federal Andre Vargas, do PT, pergunta em seu Twitter se “alguém conhece Zeze Perrella, presidente do Cruzeiro que vai assumir vaga de Itamar no Senado por 7,5 anos?”.

Sem querer faltar com o respeito, a pergunta vale para o suplente da senadora Gleisi Hoffmann, Sérgio Souza.

Até sua posse no Senado, Souza era um ilustre desconhecido para a grande maioria da população paranaense.

Quem é Zezé Perrella

José Perrella de Oliveira Costa, mais conhecido como Zezé Perrella, do PDT, é presidente do Cruzeiro Esporte Clube, e já passou, duas vezes, pelo teste das urnas.

Foi deputado federal de 1999 a 2003 e deputado estadual de 2006 a 2011.

De acordo com o noticiário nacional, no Cruzeiro, Perrella tem quase 10 anos como dirigente máximo do Clube.

Foi presidente entre 1995 e 2002. Deixou o cargo para que seu irmão assumisse a vaga e retornou em 2009.

Fora da política e do futebol, atuou como empresário do ramo agropecuário.


Blog: sábado, 2 de julho de 2011

13:34:11

Luto

Ex-presidente Itamar Franco morre, em SP, aos 81 anos

Por Ana Cunha Abrão com G1

O ex-presidente do Brasil, Itamar Franco, morreu na manhã de hoje, em São Paulo, aos 81 anos. Internado no Hospital Albert Einstein desde o dia 21 de maio para tratamento de uma leucemia, o senador precisou ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva em conseqüência de uma pneumonia grave.

De acordo a nota divulgada pelo Hospital, Itamar Franco sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e faleceu às 10h15. Segundo informações do G1, o corpo do ex-presidente será transferido para Juiz de Fora, onde será velado, e depois para Belo Horizonte, onde receberá suas últimas homenagens no Palácio da Liberdade e será cremado.

Políticos de todo o País lamentaram a morte do ex-presidente. O ex-presidente Lula e a ex-primeira-dama, Dona Marisa Letícia, disseram que Itamar foi um grande democrata, com uma vida pública dedicada ao Brasil. Lembraram que, em 1992, quando assumiu a presidência, Itamar teve ‘sabedoria para dialogar em toda a sociedade brasileira e ajudou o país a entrar em uma rota positiva na política, na economia e no social’.

O vice-presidente do Brasil, Michel Temer (PMDB) afirmou que Itamar ‘exerceu os mais altos cargos da República sempre com retidão, dignidade e, acima de tudo, espírito público”.

O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, afirmou que o senador Itamar Franco “deixa um exemplo de como se pode fazer política pensando no interesse público”.

No Paraná, o senador Alvaro Dias se manifestou pelo Twitter: “Itamar dignidade e talento. Produto em falta na prateleira da política nacional Ausência será sentida”.

Já o atual secretário da Fazenda do Estado, Luiz Carlos Hauly, afirmou que lamenta “profundamente a morte do ex-presidente Itamar Franco. Sempre foi um homem público que defendeu com integridade os seus ideais”, e afirmou “Era comum ver o presidente Itamar, sobretudo nos finais de semana, andando como um homem comum. Por isso ele entendia bem a luta brasileiro”.

Ratinho de mal com Osmar

O deputado federal Ratinho Júnior estaria bravo com o ex-senador Osmar Dias, hoje vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil.

Reclama que Osmar prometeu a ele, na eleição do ano passado, apoiar sua candidatura à Prefeitura de Curitiba, e o que vê, agora, é o ex-senador se aproximando de Gustavo Fruet, tentando atraí-lo para o PDT.

Ratinho mantém sua pré-candidatura à sucessão do prefeito Luciano Ducci e, se não conseguir viabilizá-la, pode se aproximar do candidato que será apoiado pelo governador Beto Richa.

Beto e Ratinho tiveram um encontro recente...


Blog: sexta-feira, 1 de julho de 2011

19:12:55

Guerra de liminares

Mauricio consegue nova liminar para suspender eleição de conselheiro do TC

O desembargador Jorge de Oliveira Vargas concedeu, nesta sexta-feira, liminar a um novo mandado de segurança impetrado pelo ex-secretário Mauricio Requião para suspender a eleição para conselheiro do Tribunal de Contas, marcada para a próxima terça-feira, na Assembléia Legislativa.

Em seu parecer, o desembargador afirmou que “por mais que entenda que a eleição invalidada possa estar viciada por inconstitucionalidade, porque a votação foi aberta, o que em princípio poderia ter comprometido a independência dos parlamentares, por estarem assim sujeitos, em tese, a pressões políticas do então Chefe do Poder Executivo, e que a nova eleição estaria isenta desse vício por ser a votação, segundo se noticia, fechada; não posso comungar, pelo menos numa análise provisória, com o entendimento, de que aquela é um ato inexistente; tanto que assim não é, que está sendo questionada tanto no Órgão Especial deste Tribunal, como no Excelso Pretório”.

O desembargador diz ainda que, “também, pelos mesmos motivos, não posso, ainda numa avaliação provisória, considerar inexistente aquele ato pelo fato de ter sido precipitado, principalmente porque essa precipitação (realização da eleição antes da publicação da aposentadoria do antigo Conselheiro) é, no mínimo questionável, em se tratando de aposentadoria compulsória.

Em seu parecer, o desembargador analisou que a eleição e a nomeação de Mauricio Requião ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas “é ato constitutivo de direito e, portanto, ainda que possa estar eivado de ilegalidade ou inconstitucionalidade, só pode ser desfeito, no âmbito administrativo, com a devida observância do devido processo legal administrativo, porque essa garantia constitucional não pode ser interpretada restritivamente, ainda que não se possa negar o controle de constitucionalidade repressivo de ato administrativo tanto pelo Legislativo como pelo Executivo”.

Segundo o desembargador, demonstrada a fumaça do bom direito, tenho também como presente o perigo da demora, eis que a nova eleição já está marcada para o dia 5 do corrente Por essas razões defiro o pedido liminar para sustar a realização dessa eleição”.

Não era tanto assim

Se é verdade ou não, só ele pode confirmar, mas consta que o senador Roberto Requião teria ficado bravo com seu fiel escudeiro Doático Santos por ter convidado o ex-prefeito Rafael Greca para ser seu vice na chapa ao diretório do PMDB de Curitiba.

Era para dar corda, mas nem tanto assim...

Luto

Políticos lamentam morte de Djalma de Almeida Cesar

Políticos de todas as cores partidárias lamentaram a morte, nesta sexta-feira, do ex-deputado Djalma de Almeida Cesar.

O ex-deputado, pai do secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, morreu num acidente na BR-376.

O governador Beto Richa, que decretou luto oficial no Estado, destacou em seu Twitter que “Djalma era uma excelente pessoa e marcou sua trajetória na vida pública pela integridade e a defesa dos interesses da coletividade e do Paraná”.

O senador Roberto Requião escreveu:

-- Recebo triste notícia de que o meu velho amigo e grande companheiro Djalma de Almeida César, faleceu nesta manhã. Meus sentimentos a família.

O senador Alvaro Dias também lamentou a morte do ex-deputado:

-- Ponta Grossa perde o Djalma. Foi meu companheiro em muitas jornadas politicas. Acima de tudo um amigo. Meu abraço solidario à família.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, emitiu nota lamentando a morte do ex-deputado.

“Foi com imensa tristeza que recebi a notícia do falecimento do Djalma de Almeida César. Tive o privilégio de conviver com sua experiência e retidão no seu último mandato como deputado estadual, na legislatura de 91 a 94.

Grande líder, profundo conhecedor e defensor das causas públicas do nosso Estado, Djalma fará falta na vida pública e também deixará uma lacuna de amizade. O Paraná perde um grande homem e perdemos todos um grande amigo”.

O deputado Plauto Miró Guimarães, seu conterrâneo, disse que “a notícia da morte do ex-deputado Djalma deixa todos nós paranaenses consternados”. Para o 1º secretário, “a integridade foi a principal marca da vida pública de Djalma César”.

Chuva cancela visita de Dilma

As chuvas que castigam o Paraná e a falta de teto para pouso do avião presidencial em Francisco Beltrão motivaram o cancelamento da visita da presidente Dilma Roussef.

Dilma virá ao paraná no dia 12 de julho para o lançamento nacional do Plano Safra 2011/2012.

A notícia foi dada pela ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann à deputada estadual Luciana Rafagnin (PT).

Requião ironiza decisão de Kfouri sobre eleições no TC

O senador Roberto Requião (PMDB) ironizou, em seu twitter, a decisão do do presidente do Tribunal de Justiça, Miguel Kfouri Neto, que cassou a liminar ao mandado de segurança impetrado por Maurício Requião contra a eleição no Tribunal de Contas.

Citando o site Gazeta de Novo, Requião destacou que o desembargador demorou apenas 45 minutos para dar seu parecer sobre o caso e conceder liminar que derruba o veto à eleição. Requião ironizou:

-- Extranho(sic) recorde,extraordinária velocidade.

E como já havia feito em relação às indenizações que a Justiça o manda pagar por ter "atacado" desafetos enquanto esteve no governo do Estado, o senador voltou a pedir a atenção do Conselho Nacional de Justiça.

Greca desafia Ducci e Fruet

Por Ana Cunha Abrão

O ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, mostra que tem mesmo vontade de voltar ao Palácio 29 de Março. Em seu Twitter, Greca chamou o ex-deputado federal, Gustavo Fruet (PSDB) e o atual prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), para o debate.

Greca afirmou que Curitiba precisa de intenso debate entre estes pré-candidatos, já que – como curitibanos, precisam buscar o melhor. Acostumado a discutir Curitiba, Greca desafia:

-- Acho que nossa Curitiba precisa de um debate sério, sem teleprompters, sem goasth writers (sic) comigo mais @gustavofruet e @LucianoDucci

Gleisi fora do caminho de Beto? Nem pensar

Alguns palacianos comemoraram quando a presidente Dilma Roussef chamou a senadora paranaense Gleisi Hoffmann para ser ministra-chefe da Casa Civil.

Acreditaram que Dilma não vai querer abrir mão de sua ajuda e, assim, a tira da corrida eleitoral de 2.014, deixando o caminho livre para a reeleição do governador Beto Richa.

Atentos observadores da cena política paranaense avaliam que esta é uma leitura equivocada.

Os petistas não admitem outra possibilidade. Gleisi será, sim, candidata do PT ao governo do Paraná. Não só porque acreditam ter uma chance real de chegar ao Palácio Iguaçu, mas também porque Dilma precisará ter um palanque forte no Paraná para buscar sua reeleição.


Blog: quinta-feira, 30 de junho de 2011

19:32:02

TC

TJ cassa liminar e eleição para TC está valendo

O presidente de Tribunal de Justiça, Miguel Kfouri Neto, cassou nesta quinta-feira a liminar ao mandado de segurança impetrado por Mauricio Requião que havia sido concedida na quarta-feira, pela 4ª Vara da Fazenda Pública.

Com esta decisão, fica mantida para a próxima terça-feira a sessão especial da Assembléia Legislativa que vai eleger o novo conselheiro do Tribunal de Contas.

Foi o governo Beto Richa quem recorreu da liminar concedida pelo juiz Jailton Juan Carlos Tontini.

Linha Verde

Curitiba, Brasília ou Paris?

É essa a dúvida do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, do PSB, para assinar o contrato de financiamento de R$ 85 milhões com a Agência Francesa de Desenvolvimento para as obras da Linha Verde Norte.

A AFD e o governo federal já aprovaram o empréstimo e Ducci espera tão somente um parecer da Procuradoria Geral da Fazenda de Curitiba para definir em que cidade irá assinar o contrato.

Ducci, que prefere Curitiba, já anunciou que começa as obras no prazo máximo de 20 dias.

São quatro lotes de obras: primeiro trecho - R$ 51,9 milhões - liga o Centro Politécnico, no Jardim Botânico, na Linha Verde Sul, até a altura da trincheira da Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, numa extensão de 2,3 Km. No segundo trecho: Viaduto da Victor Ferreira do Amaral: R$ 36,7 milhões; terceiro trecho: Victor Ferreira do Amaral – Solar: R$ 37,1 milhões; Quarto trecho: Solar – Atuba: R$ 66,5 milhões.

Ducci já amarrou toda a engenharia financeira para concluir a Linha Verde Norte.

Além dos R$ 85 milhões da AFD, a Câmara de Vereadores aprovou empréstimo de R$ 165,3 milhões junto a Caixa Econômica Federal para um conjunto de obras, que inclui os lotes 3 e 4 da Linha Verde Norte.

Dilma cede, Requião não perdoa

Ao ceder às pressões da base aliada no Congresso Nacional, prorrogando por mais três meses o prazo para pagamento de emendas ao Orçamento feitas em 2009, a presidente Dilma Roussef arrancou críticas do senador Roberto Requião.

No Twitter, o senador paranaense não perdoou:

-- Vassalagem incondicional no Congresso não contribui para o governo e para o país. Tola a noção de base unida e descerebrada, inútil portanto. Requião questionou o que é mais importante para a Câmara?

-- Emendinhas ou o país?

Para ele, Dilma faz um bom governo, mas comete “alguns equívocos” na condução da economia.

-- Pouca pratica, diz.

Mas não é só a liberação de emendas que motivam as críticas de Requião.

O aporte de recursos realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a fusão entre o grupo Pão de Açúcar e a rede francesa Carrefour, também.

-- Inoportuno e mal feito, financiamento de monopólio de super mercado. Pouca pratica e desencontros...

Caça aos Infiéis

PMDB de Arapongas sob risco de intervenção

A cúpula do PMDB paranaense está avaliando as denúncias que pesam sobre o presidente do diretório do partido em Arapongas, Sérgio Onofre. Pesam sobre ele denúncias de infidelidade partidária. Não bastasse a “traição” na eleição do ano passado – apoiou abertamente o candidato tucano Beto Richa – agora estaria ajudando a formar o novo partido, o PSD.

Presidente da Câmara Municipal, Onofre se lançou candidato do PMDB à prefeitura de Arapongas.


Blog: quarta-feira, 29 de junho de 2011

18:35:34

TC

Suspensa eleição para conselheiro do TC

O advogado Tarso Cabral Violin informa em seu Twitter que a Justiça suspendeu liminarmente a eleição para escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas que havia sido marcada pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Valdir Rossoni, para a próxima terça-feira.

A liminar foi concedida a um mandado de segurança impetrado nesta quarta-feira, na 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, pelo conselheiro sub-judice Mauricio Requião.

Leia agora na coluna da jornalista Roseli Abrão

Requião diz que não veta volta de Fruet ao PMDB, mas afirma que - se voltar, Fruet não será "ungido" candidato do partido. Leia agora na coluna da jornalista Roseli Abrão.

Eleições 2012

Fruet faz ultimato a Beto

O ex-deputado Gustavo Fruet teria feito um ultimato ao governador Beto Richa, que é presidente do PSDB paranaense, e que, na semana passada, teria feito um apelo para que não saia do partido.

Segundo informações que corriam no inicio da tarde, na Assembléia Legislativa, Fruet teria dado um prazo até o dia 10 de julho para Richa lhe dar o comando do PSDB de Curitiba e anunciar oficialnente sua candidatura à prefeitura de Curitiba.

Senado

Fim das coligações nas eleições proporcionais

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição que acaba com as coligações nas eleições proporcionais.

A proposta, que também está sendo analisada pela Comissão Especial de Reforma Política, que conta com a participação do senador paranaense Roberto Requião, vai agora a plenário.

A PEC foi aprovada por 14 votos a seis. Os senadores que votaram contra são integrantes de pequenos partidos, que dependem de coligações para eleger seus representantes no Poder Legislativo.

Eleições 2012

Verdes em rota de colisão

Ao que tudo indica há um conflito no PV paranaense.

Depois de o deputado Rasca Rodrigues, vice-presidente do partido, anunciar, inclusive da tribuna da Assembléia Legislativa, que o PV “nunca” fez um convite ao ex-deputado Gustavo Fruet, a nova presidente do PV, deputada federal Rosane Ferreira, crava no Twitter:

-- Testemunhei hoje um telefonema do Penna (presidente nacional do PV) a Fruet dizendo que ele seria muito bem vindo ao partido.

Depois escreveu:

-- Por uma questão de ética esperaremos a decisão da permanência ou não de Fruet no PSDB para oficia>lizarmos o convite ao PV.

Eleições Municipais

Eleição de 2012 será no dia 7 de outubro

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou, na noite de terça-feira, o calendário eleitoral para as eleições municipais de 2012.

O pleito será realizado no dia 7 de outubro, em 1º turno, e no dia 28 de outubro, nos municípios onde houver necessidade de 2º turno.

PMDB não cede a pressões de Enio Verri

Bem que o presidente do PT paranaense, deputado Enio Verri, tentou, mas não conseguiu demover a cúpula do PMDB estadual de realizar convenção, no dia 17 de julho, para renovar o diretório do partido em Maringá.

Verri já teria amarrado o apoio do atual presidente do PMDB de Maringá, Umberto Crispim, à sua candidatura à sucessão do prefeito Silvio Barros nas eleições do ano que vem.

Para garantir o apoio, tentou junto a deputados do PMDB para que não houvesse convenção.

Em todo caso, Crispim vai buscar a reeleição no dia 17 de julho, disputando a presidência do PMDB local com o vereador Mário Hossokawa, que é pré-candidato do partido às eleições do ano que vem.


Blog: terça-feira, 28 de junho de 2011

17:33:57

Leia agora na coluna da jornalista Roseli Abrão

Sem perspectiva de futuro será difícil manter PMDB longe do governo Richa. Leia na coluna da jornalista Roseli Abrão.

Ricardo Barros se licencia do governo para concorrer à presidência da Fiep

O secretário de Indústria e Comércio, Ricardo Barros, se licenciou nesta terça-feira do cargo para se dedicar exclusivamente a campanha para a presidência da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

A eleição será realizada no dia 3 de agosto e Barros se coloca como candidato de oposição.

Barros deixa, também, a presidência do PP paranaense, que passa às mãos do deputado federal Nelson Meurer, líder da bancada do partido na Câmara Federal.

Leia agora na coluna de Roseli Abrão

Requião questiona ação de hackers

Por Ana Cunha Abrão

O senador Roberto Requião (PMDB) questionou, nesta terça-feira, os motivos que levaram hackers a tirar seu site do ar. Para Requião, a ação dos hackers é estranha, já que escolheram – entre tantos senadores brasileiros, um que está ao lado do povo e do Brasil.

-- Vocês não acharam estranho o tipo de intervenção desses rackers?, Porque não derrubaram as páginas da Veja, do Estadão, da Folha de São Paulo, do G1 ou do Globo? Porque procuraram logo as páginas vinculadas ao Estado brasileiro progressista, aos parlamentares que se preocupam e agem em favor do povo brasileiro?

O episódio ocorreu no último sábado e o site do senador só foi restabelecido na noite de segunda-feira. Além de Roberto Requião, o deputado estadual paranaense, Caíto Quintana (PMDB), também sofreu ataque de hackers, mas sua página também já foi restabelecida.

Nova direção do PV revê convite a Fruet

O PV paranaense, que está sob nova direção, vai rever o convite ao ex-deputado Gustavo Fruet. A informação é do novo vice-presidente do partido, deputado Rasca Rodrigues.

Segundo o deputado, o partido construirá uma nova direção municipal que ficará responsável por encaminhar os rumos do PV em Curitiba.

-- Decidir sobre uma disputa municipal é atribuição da direção partidária do município em questão. Depois da implantação do diretório iremos definir se convidamos ou não o Gustavo, afirmou.

Rasca destaca que desde que a nova executiva estadual do PV foi anunciada, na última quinta-feira, houve especulações sobre a aproximação com o tucano, “mas oficialmente nada de concreto avançou com a mudança de comando dos verdes”.

Me chama que eu vou

O ex-prefeito Rafael Greca se apropria da frase que marcou as últimas campanhas de Roberto Requião.

-- Me chama que eu vou.

No Twitter, Greca afirma a convenção do PMDB de Curitiba, marcada para o dia 17 de julho, irá confirmar sua pré-candidatura às eleições do ano que vem, que foi lançada no dia 9 de abril.

-- Me chama que eu vou a favor de Curitiba amada, completa ele.

Rossoni, o filósofo

Muitos políticos usam frases de efeito no Twitter, mas nenhum deles bate o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, do PSDB.

Na última semana, Rossoni filosofou que “podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos”, que “para alcançar a vitória, você deve colocar seu talento no trabalho e seu gênio na sua vida”, e que “você nasceu para vencer, mas para ser um vencedor você precisa planejar para vencer, se preparar para vencer, e esperar vencer”.

Rossoni citou Eleanor Roosevelt (mulher de Franklin Delano Roosevelt, 32º presidente dos Estados Unidos. Diplomata e ativista dos direitos humanos) para dizer que “o futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”; Michel de Montaigne (escritor e ensaista francês). que disse que “não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam”; Cícero (Marco Túlio Cícero, filósofo, orador, escritor, advogado e político romano) para quem “a lembrança serena de uma dor passada traz um prazer”, e Henri Lacordaire (religioso dominicano, jornalista, educador, deputado e acadêmico) que disse que “honrado é o homem que subordina o direito ao dever”.

Todo cuidado é pouco

O deputado federal Eduardo Sciarra está formando o PSD no Paraná, mas nem por isso admite correr qualquer risco. Tanto é assim que ainda não apresentou pedido de desligamento do DEM.

Mas não é apenas Sciarra que toma esta precaução para o caso do PSD não vingar.

Segundo noticiário nacional, nenhum dos 33 deputados federais que anunciaram a adesão ao PSD e assinaram o documento deixou seus partidos.


Blog: segunda-feira, 27 de junho de 2011

20:48:40

Site de Requião volta a funcionar

Por Ana Cunha Abrão

Depois de dois dias fora do ar devido a ataque de hackers, o site do senador Roberto Requião voltou a funcionar no início da noite de segunda-feira. A notícia foi dada pelo próprio senador por meio de seu Twitter, que provocou:

-- Acessem meu site www.robertorequiao.com.br e vejam porque tentam calar minha voz e não conseguem, escreveu Requião que completou em outra mensagem:

-- Veja o que hackers, crackers e pilantras não querem que você veja.

Leia agora na coluna de Roseli Abrão

PSDB e PMDB aguardam decisão de Gustavo Fruet. De acordo com Valdir Rossoni, caso Fruet opte por ficar no partido, terá o PSDB para ser candidato a prefeito. Confira essa e outras notícias na coluna da jornalista Roseli Abrão.

Caíto Quintana também é vítima de hackers

Por Ana Cunha Abrão

O deputado estadual do Paraná, Caíto Quintana (PMDB), foi o segundo político paranaense a ter seu site invadido por hackers. Assim como o ataque feito ao site do senador Roberto Requião no último sábado, a página de Caíto na internet foi tirada do ar.

De acordo com o deputado, o ataque só foi percebido nesta segunda-feira, por isso, não é possível precisar ainda quando os hackeres invadiram sua página. Ainda não há previsão para que o site seja restabelecido.

Rindo à toa

Enquanto coxas-brancas e atleticanos choram o vexame de seus times que estão na zona de rebaixamento, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, paranista que é, ri à toa.

No Twitter comemora mais uma vitória do Paraná Clube, que o coloca no G4 da segunda divisão do Brasileirão, ao lado de três times de São Paulo (Ponte Preta, Portuguesa e Americana).

-- Valeu meu Paraná!!! É isso que esperamos do nosso Tricolor!

Site de Requião continua fora do ar

Por Ana Cunha Abrão

Após ser atacado por rackers no último sábado, o site do senador Roberto Requião (PMDB) continua fora do ar e com aviso de manutenção. O caso foi publicado na mídia nacional que associa o ataque a outras invasões ocorridas na última semana em páginas ligadas ao governo federal.

Na ocasião do ataque, Roberto Requião sugeriu que a Polícia Federal atuasse no caso e, no último domingo, informou que apesar do processo de restabelecimento de sua página na internet ser lenta, em breve todo o conteúdo estará disponível.

Depois de 20 anos, PV está sob nova direção

Depois de 20 anos, Mello Viana deixa a presidência do PV paranaense, dando lugar à deputada federal Rosane Ferreira, pré-candidata à prefeitura de Araucária.

A mudança no comando do partido foi tomada na semana passada pela direção nacional do PV.

O deputado estadual Rasca Rodrigues e o vereador de Curitiba Paulo Salamuni são os novos vice-presidentes da legenda e o deputado estadual Roberto Aciolli é o secretário da comunicação.

Aciolli assumiu, também, a presidência do PV de Curitiba


Blog: sábado, 25 de junho de 2011

21:55:51

Hackers invadem site de Requião

Por Ana Cunha Abrão

O senador Roberto Requião (PMDB) reclamou neste sábado, por meio de seu Twitter, que seu site foi invadido por rackers e tirado do ar. Requião aproveitou a mensagem para informar que o site já está sendo restabelecido e sugerir que a Polícia Federal tome providências.

-- Desocupados invadiram meu sítio. Genival José, sempre atento, já está providenciando o pleno funcionamento. Polícia Federal nesses canalhas!

Teoria da Conspiração

Por Ana Cunha Abrão

O ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, vê no ataque ao site de Requião uma conspiração contra sua pré-candidatura às eleições do municipais do ano que vem.

-- Querem manter falsas versões. Site onde @requiaopmdb defende minha indicação a prefeito de Curitiba pelo PMDB atacado por hackers.Não passarão!

Teoria da Conspiração (II)

Por Ana Cunha Abrão

Por meio de sua conta no Facebook, Greca continuou falando sobre a sua teoria de que a invasão ao site do senador Roberto Requião tenha sido motivada pela sua indicação a pré-candidato às eleições do ano que vem.

-- Circulam falsas versões de que o senador Requião teria desistido do convite que me fez - a 9 de abril passado - para ser o candidato do PMDB 2012 a prefeito de Curitiba.Hoje, após o Requião ter confirmado em seu site convite e apoio, hackers invadiram seu site. Querem impedir a divulgação da verdade. Forçar factóides. Não passarão! Peço a meus amigos que compartilhem esta nota.



Blog

Qual o poder de influência de Richa?

Escola sem partido

PSDB “renega” Temer

Quem é FHC?

Patrimônio de Lula já está com Moro

Alvaro lança (pré) candidatura

Entre aspas

Temer, o perseguido

Osmar reúne PDT

Desembarque tucano

Em pauta

Viagens para o Chile e Argentina são opções para novembro

Carlos Wizard conta, em Curitiba, os segredos que o levaram do zero ao primeiro bilhão

Flyworld Viagens participa do 45° ABAV Expo e 48° Encontro Comercial Braztoa

Aproveite o “Dia do Frevo” em Recife

Bairros de Curitiba

Músicas antigas

Novos acadêmicos

Acupuntura, mitos e verdades

É preciso manter a esperança

TCP inaugura armazém de exportação e oferece novos serviços

Acesse também

Twitter - http://twitter.com/roseli_abrao

Facebook - http://www.facebook.com/blog.roseliabrao

RSS Feeds - http://roseliabrao.com/rss/

Coluna

Rossoni derruba sessão e irrita deputados

CEI do “xerox” não pode ser uma caça às bruxas

Erro do TRE dá sobrevida a Bernardo Carli

Ghignone aposta na vitória de Ducci

Beto não assume compromisso com emendas ao orçamento

Publicidade


Publicidade

A 1ª em aluguel de Livros com entrega em domicilio e Venda de Livros Usados em Curitiba

Telefones para contato:
(41) 3367-2466 / 3367-3544


Copyright © roseliabrao.com | 2011

Blog | Coluna | Em pauta | Roseli Abrão | Equipe | Contato | Topo do site