Email: Roseli Abrão






Blog: domingo, 15 de janeiro de 2012

10:06:14

Corrupção

Troféu “Algemas de Ouro”

Termina neste domingo a votação, pela Internet, dos políticos envolvidos em corrupção e que ficam impune do Brasil.

Os “vencedores” receberão o troféu “Algemas de Ouro”.

Matéria assinada pela jornalista Isadora Peron, do “Estadão”, revela que a iniciativa é do Movimento 31 de Julho e recebe o apoio de outros grupos anticorrupção que, desde o ano passado, vêm promovendo manifestações por todo o Brasil.

Segundo a reportagem, para eleger quem seria o político mais impune do Brasil, foi criada uma enquete no Facebook e sugeridos nove nomes. Além dos seis ministros do governo Dilma demitidos após denúncias de irregularidades, completam a lista o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), o ex-ministro José Dirceu (PT), réu no processo do mensalão, e a deputada Jaqueline Roriz (PMN), absolvida em agosto pela Câmara depois de ter sido flagrada em vídeo recebendo dinheiro.

Os critérios para a escolha dos candidatos foram definidos pelos organizadores do concurso e estão explicados no blog do movimento (http://movimento31dejulho.blogspot.com)

Mais de seis mil pessoas já votaram e, de acordo com a reportagem, quem lidera a competição é Sarney, seguido por Dirceu e Jaqueline.

O troféu “Algemas de Ouro”, em três categorias – ouro, prata e bronze – será “entregue” na quinta-feira, durante um baile no Clube dos Democráticos, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.










Blog: terça-feira, 10 de janeiro de 2012

16:25:16

Estudo

Jaime Lerner na visão da Gazeta do Povo

Ana Cunha Abrão

O jornalista e cientista político Emerson Cervi divulgou em seu Blog em Público o estudo Visibilidade de liderança política nas primeiras páginas dos jornais: um estudo comparativo entre a cobertura durante ditadura e democracia. O estudo tem como objetivo analisar o tratamento dado pelo jornal Gazeta do Povo a Jaime Lerner em dois momentos distintos: de 1971 a 1975 e de 1988 a 1992, respectivamente primeiro e terceiro mandato do político como prefeito da capital paranaense.

A pesquisa realizada é quantitativa de análise de conteúdo e permite verificar como se deu a seleção de notícias nos dois períodos, o espaço ocupado pelo ex-prefeito nas primeiras páginas do jornal Gazeta do Povo e se houve interferência no tratamento do veículo em relação aos períodos, já que um dos períodos analisados foi durante a ditadura e outro durante a democracia.

Ao todo, foram analisadas 526 chamadas de primeira página, sendo que o número total de chamadas que citavam Lerner manteve-se estável nos dois períodos analisados, sendo 292 chamadas no primeiro governo e 295 no segundo governo. Entre os temas, no primeiro mandato o nome de Lerner esteve associado, principalmente, aos temas técnicos, infraestrutura urbana e obras, enquanto no segundo período analisado o ex-prefeito teve seu nome citado em assuntos relacionados a infraestrutura e economia.

Outro dado da pesquisa divulgada por Cervi diz respeito ao objeto selecionador – que corresponde aos critérios de noticiabilidade que definem o que merece ou não estar na primeira página do jornal. Os três objetos que mais se destacam na pesquisa de Cervi são os denominados ‘fatos negativos’, ‘fatos positivos’ e ‘relevância’, sendo que – entre eles, o que apresentou maior variação foram as entradas reconhecidas como ‘fatos negativos’, que passou de 27,1% para 41,5% do primeiro para o terceiro mandato de Lerner.

O paper, realizado em parceria com Michele Goulart Massuchin e Milian Cercal Daldegan – ambas da UFPR, foi publicado na Revista Fronteiras, edição de setembro/dezembro de 2011.



Blog

Em quaisquer circunstâncias

Pepe Richa desiste da candidatura

Mujica visita Lula

Mercado não quer Meirelles

Uma mulher à frente do TSE

Sperafico acumula funções

Não pode

Entre aspas

O “Oscar” da política

Reajuste sai de pauta por 5 sessões

Em pauta

TCP e Brado Logística desenvolvem ações conjuntas com foco nos clientes

Flyworld indica os destinos mais românticos para casais apaixonados

Namorados devem gastar mais com presentes, diz Datacenso

Flyworld indica destinos para lua de mel no mês das noivas

Jovens e idosos são os que mais viajam sozinhos no Brasil

Flyworld indica destinos nacionais e internacionais para a Páscoa

TCP inaugura novo serviço para a Ásia

Flyworld Viagens prevê crescimento de 40% para 2018

Sete dicas para curtir o Carnaval com os amigos ou família

Cinco dicas para organizar uma viagem com sucesso

Acesse também

Twitter - http://twitter.com/roseli_abrao

Facebook - http://www.facebook.com/blog.roseliabrao

RSS Feeds - http://roseliabrao.com/rss/

Coluna

Rossoni derruba sessão e irrita deputados

CEI do “xerox” não pode ser uma caça às bruxas

Erro do TRE dá sobrevida a Bernardo Carli

Ghignone aposta na vitória de Ducci

Beto não assume compromisso com emendas ao orçamento

Publicidade


Publicidade

A 1ª em aluguel de Livros com entrega em domicilio e Venda de Livros Usados em Curitiba

Telefones para contato:
(41) 3367-2466 / 3367-3544


Copyright © roseliabrao.com | 2011

Blog | Coluna | Em pauta | Roseli Abrão | Equipe | Contato | Topo do site