Email: Roseli Abrão






Blog: sábado, 25 de fevereiro de 2012

17:16:12

PMDB exige: ou Dilma apóia Greca ou fica neutra nas eleições

O PMDB do Paraná decidiu jogar pesado. Vai encaminhar à presidente Dilma Rousseff um pedido para que ou apóie a pré-candidatura de Rafael Greca ou fique neutra antes e durante a campanha para as eleições de Curitiba.

Segundo o deputado João Arruda, secretário-geral do PMDB paranaense, o pedido será entregue pelo deputado Henrique Eduardo Alves, líder da bancada na Câmara Federal, que se reúne com Dilma agora em março, para discutir a composição das alianças dos dois partidos nas eleições municipais de 7 de outubro.

-- O Rafael Greca foi cabo eleitoral do Lula e da Dilma nas eleições anteriores. Nós votamos com o governo e damos sustentação ao mandato da presidente na Câmara e no Congresso Nacional, destaca João Arruda.

Segundo ele, se o PT tiver candidato próprio “tudo bem”, mas se o PT não lançar candidato próprio, “e tudo indica que é isto mesmo, o Rafael Greca e o Ratinho Jr, do PSC, são os únicos com legitimidade para receber o apoio da presidente Dilma”, disse João Arruda.

O secretário-geral informa que Henrique Alves vai levar à Dilma, para esta reunião, um levantamento que está sendo elaborado pelo presidente nacional do PMDB, o senador Valdir Raupp, sobre as pretensões eleitorais do PMDB, com projeções de candidatos e focos regionais de tensão entre os dois partidos.

Valdir Raupp, lembra João Arruda, já confirmou o apoio do PMDB nacional a candidatura própria do PMDB em Curitiba e deverá vir ao Paraná, ainda no primeiro semestre do ano, para o lançamento oficial de Rafael Greca.




Blog: sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

12:28:32

Justiça Eleitoral completa 80 anos

A Justiça Eleitoral, responsável pela organização e condução das eleições no Brasil, completa 80 anos nesta sexta-feira, 24 de fevereiro.

A sua criação foi em 1932 e, segundo o TSE, é uma história de lutas e conquistas.

Matéria disponível no site do TSE revela que a Justiça Eleitoral nasceu a partir da ideia de se criar um órgão para cuidar exclusivamente das eleições.

Desde os tempos do império havia denúncias de prática de fraudes eleitorais. Para mudar essa realidade, na década de 30 surgiu um movimento que buscava a modernização do país, a chamada Revolução de 1930. Uma das bandeiras foi a moralização do processo eleitoral.

Em 1932, o primeiro Código Eleitoral criou a Justiça Eleitoral com a tarefa de realizar todos os trabalhos eleitorais. E já em maio do mesmo ano, o Tribunal Superior Eleitoral foi instalado no Rio de Janeiro.

O Código Eleitoral de 1932 introduziu o voto secreto, o alistamento feminino e o sistema de representação proporcional em dois turnos simultâneos.

Pela primeira vez a legislação eleitoral fez referência aos partidos políticos, mas ainda era admitida a candidatura avulsa.

Em novembro de 1937, Getúlio Vargas deu início ao Estado Novo. A “Polaca”, como ficou conhecida a Constituição de 37, extinguiu a Justiça Eleitoral, aboliu os partidos políticos, suspendeu as eleições livres, estabeleceu a eleição indireta para presidente da República com mandato de seis anos.

Após oito anos no poder, Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945 por um golpe que uniu a oposição com os militares. Era o fim do Estado Novo. Conhecido como Lei Agamenon, o Código Eleitoral de 1945 restabeleceu definitivamente a Justiça Eleitoral no país, que voltou a organizar o alistamento eleitoral e as eleições.

O Tribunal Superior Eleitoral foi novamente instalado, passando a funcionar no Rio de Janeiro, onde permaneceu até 1960.

Em abril de 1960, o Tribunal Superior Eleitoral foi transferido para a nova capital federal, em Brasília.






Blog: quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

10:03:49

PT traça estratégia para eleger 50 prefeitos no Paraná

O Partido dos Trabalhadores define nos próximos dias a estratégia para aumentar de 32 para 50 o número de prefeitos da sigla no Paraná.

A informação é do site “Brasil Atual”, que revela que a visita do presidente nacional da legenda, Rui Falcão, ao interior do estado no fim desta semana deve traçar os planos para aumentar a presença da sigla no estado com vistas à disputa de 2014.

Além dos encontros com pré-candidatos e militantes, Falcão pode ser acompanhado pelos ministros das Comunicações, Paulo Bernardo, e da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Além deles, está confirmada a participação do secretário de Comunicação do PT, o deputado federal André Vargas, que já presidiu o Diretório Estadual da legenda.

-- É um passo importante para fortalecer e organizar o partido no Paraná. Nossa meta é eleger, no mínimo, 50 prefeitos, sendo três em grandes cidades, e aumentar consideravelmente o número de vereadores, afirma o presidente estadual do partido, deputado Enio Verri.

Segundo o “Brasil Atual”, embora as reuniões de Falcão ocorram em Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina, cidades importantes do interior, é na capital Curitiba que está o grande debate do PT no estado.

O site destaca que setores do partido ligados a Vargas defendem uma aliança em torno de Gustavo Fruet, pré-candidato pelo PDT.

Que outros quadros, comandados pelo deputado Dr. Rosinha, entendem que o partido, que sempre teve candidato na capital paranaense, não pode abrir mão da disputa.

Por trás do debate está o apoio à chapa do PT ao governo estadual em 2014, analisa o site.

Tanto Paulo Bernardo quanto sua mulher, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, aparecem como possibilidades para tentar reverter o histórico negativo do partido no Paraná.




Blog

Não era irreversível?

Se aumentou arrecadação, governo pode pagar o reajuste, diz Anibelli

Herança maldita

Ratinho perde eleitores

Bolsonaro estanca. Haddad sobe

Conduta vedada

Vila Capanema agora é do Paraná Clube

Casa comigo?

Fogo amigo

Bolsonaro estanca; Haddad sobe

Em pauta

Casamento em cruzeiro é a nova tendência entre os casais

Flyworld Jundiaí firma parceria com Faell Vasconcelos

TCP recebe super navio com capacidade para 11 mil TEUs

Turismo Pedagógico é nova aposta da Flyworld em Minas Gerais

Flyworld atrai mais de 300 candidatos a franqueados durante a feira da ABF

Turismo de aventura ganha adeptos e cresce no Brasil

Piracicaba ganha microfranquia da Flyworld Viagens

TCP e Brado Logística desenvolvem ações conjuntas com foco nos clientes

Flyworld indica os destinos mais românticos para casais apaixonados

Namorados devem gastar mais com presentes, diz Datacenso

Acesse também

Twitter - http://twitter.com/roseli_abrao

Facebook - http://www.facebook.com/blog.roseliabrao

RSS Feeds - http://roseliabrao.com/rss/

Coluna

Rossoni derruba sessão e irrita deputados

CEI do “xerox” não pode ser uma caça às bruxas

Erro do TRE dá sobrevida a Bernardo Carli

Ghignone aposta na vitória de Ducci

Beto não assume compromisso com emendas ao orçamento

Publicidade


Publicidade

A 1ª em aluguel de Livros com entrega em domicilio e Venda de Livros Usados em Curitiba

(41) 3367.2466 | 3367.3544


Publicidade

Soluções em Comunicação | Assessoria de Imprensa | Edição de Livros

(16) 99418.1551


Copyright © roseliabrao.com

Desenvolvido por: Sky Comunicação e Eventos - www.skycomunicacao.jor.br

Blog | Coluna | Em pauta | Roseli Abrão | Equipe | Contato | Topo do site