Email: Roseli Abrão








Blog: quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

11:29:13

Gleisi, a “gerente” de Dilma

Reportagem assinada pela jornalista Natuza Nery, da Folha de S. Paulo, relata o prestigio da paranaense Gleisi Hoffmann junto a presidente Dilma Roussef.

Segundo a reportagem, os principais interlocutores de Dilma Rousseff saíram da reunião ministerial na segunda-feira surpresos com o prestígio de Gleisi junto à presidente.

Natuza relata que antes de encerrar o encontro formal, Dilma retomou a palavra e deu seu recado: não adianta passar por cima da gerente do governo.

-- Gleisi é uma de vocês, mas quando fala, fala por mim. Antes de falar comigo, tem que falar com ela, disse Dilma, que deu um ultimato: se ministros faltarem às corriqueiras reuniões na Casa Civil e, no lugar, mandarem assessores, a chefe da Casa Civil irá cancelar os encontros automaticamente.

-- Não quero saber de pessoas não qualificadas nas reuniões, disse a presidente, segundo o relato de dois ministros.

Dilma deu essa demonstração de força ao contar sua própria experiência, segundo a jornalista, que lembra que quando assumiu a Casa Civil, Lula jogou a gestão do governo nas mãos da nova auxiliar enquanto se concentrava na política.

Agora, porém, o formato é diferente. Dilma toca menos a política, mas continua centralizando a gestão do Executivo.

Gleisi Hoffmann vem ganhando espaço junto à presidente, atesta a jornalista. É uma das poucas com acesso a informações sobre a reforma ministerial ainda em curso.

“Disciplinada, busca imprimir no ministério a mesma marca de Dilma quando era auxiliar direta de Lula. Nos bastidores, comenta-se sobre a possibilidade de a chefe da Casa Civil lançar-se em 2014 na disputa pelo governo do Paraná”.




Blog: terça-feira, 24 de janeiro de 2012

16:40:19

Reforma política volta à pauta da Câmara em fevereiro

A proposta de reforma política, que emperrou na Câmara Federal no ano passado por falta de consenso em torno do financiamento público exclusivo de campanha e de mudanças no sistema eleitoral, deve voltar à pauta em fevereiro, segundo informa a Agência Câmara de Notícias.

Segundo o presidente da comissão especial, deputado Almeida Lima, do PPS de Sergipe, “desde que ficou definido que as mudanças não valeriam para as eleições de 2012, perdeu-se o sentido de pressa”.

-- Optamos por fazer um trabalho mais amplo e profundo para vigorar a partir de 2014, declarou, acrescentando que o relatório do deputado Henrique Fontana, do PT do Rio Grande do Sul, “não deveria mesmo ter sido votado”, já que “ precisa ser mais discutido com os partidos, com a própria sociedade, que apresenta alternativas”.

O relator, no entanto, tem opinião diferente.

-- Lógico que a frustração de não votar [o relatório] sempre é grande, porque considero um prejuízo muito grande para o Brasil manter o sistema político atual, declarou Fontana.

Ao longo de 2011, foram apresentados três relatórios.

Segundo a última versão, o número de vagas obtido pelos partidos será determinado por meio do sistema das maiores médias, a chamada Fórmula D'Hondt (adotada em países como Bélgica, Áustria, Dinamarca e Noruega).

O relatório também prevê que o eleitor vote apenas uma vez para deputado – em versão anterior, eram duas –, podendo optar por um nome ou um partido de sua preferência.





Blog: segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

15:48:23

Aposentadoria de ex-governador

TJ nega liminar a Mário Pereira

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná negou, por maioria de votos, liminar ao ex-governador Mário Pereira, que entrou com ação contra o governador Beto Richa que cancelou a aposentadoria de ex-governadores.

Na mesma decisão, o TJ suspendeu o processo até que seja julgada, pelo Supremo Tribunal Federal a ação declaratória de inconstitucionalidade que questiona a legalidade do art. 85, § 5º, da Constituição do Estado do Paraná, que prevê a concessão de verba de representação a ex-governadores do Estado.

Ao fundamentar seu voto, o relator do processo, desembargador Rabello Filho, observou que “está em curso, perante o Supremo Tribunal Federal a ADIn 4.545-PR, que tem por objeto o artigo 85, parágrafo 5º, da Constituição do Estado do Paraná, que contempla a verba de representação aos ex-governadores paranaenses, verba essa que é objeto, por seu turno, do presente mandado de segurança, já havendo naquela ação direta pronunciamentos da Advocacia-Geral da União e do Ministério Público Federal, ambos no sentido de que deve ser declarada a inconstitucionalidade da norma constitucional estadual referida".

Para o relator, “mesmo no que se diz respeito ao periculum in mora, o que há no caso, é risco de dano inverso, porquanto conceder a liminar postulada nesse momento resultaria em prejuízo a toda coletividade, já que em razão da irreversibilidade da medida, ante o caráter alimentar dessa verba, os pagamentos efetuados sob o manto dessa decisão jamais retornarão aos cofres públicos, por força de sua irrepetibilidade".



Blog

Entre aspas

Só em flagrante

Bolsonaro em Curitiba

PDT quer anular eleições

Afinal?

Haddad pede investigação

O "caixa 2 virtual" de Bolsonaro

Governo deixa de pagar royalties

Cid Gomes vota em Haddad

Começa a transição

Em pauta

Resort e Hotel fazenda são opções para a semana da criança

Casamento em cruzeiro é a nova tendência entre os casais

Flyworld Jundiaí firma parceria com Faell Vasconcelos

TCP recebe super navio com capacidade para 11 mil TEUs

Turismo Pedagógico é nova aposta da Flyworld em Minas Gerais

Flyworld atrai mais de 300 candidatos a franqueados durante a feira da ABF

Turismo de aventura ganha adeptos e cresce no Brasil

Piracicaba ganha microfranquia da Flyworld Viagens

TCP e Brado Logística desenvolvem ações conjuntas com foco nos clientes

Flyworld indica os destinos mais românticos para casais apaixonados

Acesse também

Twitter - http://twitter.com/roseli_abrao

Facebook - http://www.facebook.com/blog.roseliabrao

RSS Feeds - http://roseliabrao.com/rss/

Coluna

Rossoni derruba sessão e irrita deputados

CEI do “xerox” não pode ser uma caça às bruxas

Erro do TRE dá sobrevida a Bernardo Carli

Ghignone aposta na vitória de Ducci

Beto não assume compromisso com emendas ao orçamento

Publicidade


Publicidade

A 1ª em aluguel de Livros com entrega em domicilio e Venda de Livros Usados em Curitiba

(41) 3367.2466 | 3367.3544


Publicidade

Soluções em Comunicação | Assessoria de Imprensa | Edição de Livros

(16) 99418.1551


Copyright © roseliabrao.com

Desenvolvido por: Sky Comunicação e Eventos - www.skycomunicacao.jor.br

Blog | Coluna | Em pauta | Roseli Abrão | Equipe | Contato | Topo do site