Email: Roseli Abrão




Blog: quarta-feira, 10 de maio de 2017

08:05:07

Lula lidera nova pesquisa

No dia em que irá ficar frente a frente com o juiz Sérgio Moro, mais uma pesquisa de opinião pública coloca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança da disputa presidencial.

A pesquisa é da DataPoder360, do jornalista Fernando Rodrigues, Lula lidera nos dois cenários testados com 25% e 27% das intenções de votos. Atrás dele, o deputado federal Jair Bolsonaro e o prefeito de São Paulo, João Doria.

O levantamento foi realizado nos dias 7 e 8 de maio. Foram entrevistados 2.157 brasileiros e brasileiras com 16 anos de idade ou mais, em 243 municípios. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo a pesquisa, no cenário em que Doria não é o candidato dos tucanos, Lula teria 25% das intenções de voto, mas ficaria tecnicamente empatado com Bolsonaro, dentro do limite da margem de erro de 3 pontos percentuais. O conservador tem 21% (na margem, oscila de 18% a 24%; Lula, de 22% a 28%).

Nesse mesmo cenário, o pré-candidato do PSDB testado foi o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. O tucano caiu em relação à pesquisa DataPoder360 de abril. Alckmin aparece com 4% agora, contra 8% no mês passado.

Além de Alckmin, a pesquisa também registra queda da presidenciável Marina Silva (Rede). Com 11% das intenções de voto em abril, Marina teve apenas 7% em maio. Ciro Gomes, possível candidato do PDT a presidente, manteve os mesmos 5% no cenário com Alckmin, e pontua 6% se o tucano testado é Doria.

Rejeição

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, tem a maior rejeição entre os principais pré-candidatos a presidente. Segundo o DataPoder360, 56% dos entrevistados não votariam de jeito nenhum em Ciro.

Em seguida, Lula e Alckmin empatam em rejeição (54%). Marina Silva é rejeitada por 53%.

O deputado Jair Bolsonaro é rejeitado por 46% dos eleitores, já o prefeito João Dória é rejeitado por 45% dos entrevistados.










Blog: quinta-feira, 4 de maio de 2017

14:25:48

Mandela, não. Zumbi dos Palmares

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, está comprando uma briga com os movimentos negros da cidade.

É que ele quer mudar o nome da Praça Zumbi dos Palmares, localizada no Pinheirinho, que foi inaugurada quando Roberto Requião foi prefeito, para Praça Nelson Mandela.

-- Respeitamos a história de Mandela, mas no Brasil o nosso herói é Zumbi dos Palmares, afirmou o presidente do Instituto Brasil África, Saul Dorval.

Segundo Dorval, que é membro do Conselho Municipal de Políticas Étnico-Racial, a ideia de “internacionalizar” o nome da praça foi do ex-vereador João do Suco, que hoje é administrador da Regional do Pinheirinho, e logo “abraçada” pelo prefeito Rafael Greca.

Mas não é só o nome da praça que se pretende mudar. O do Memorial Africano, que fica no mesmo local, também. No próximo dia 12 será realizada uma reunião onde se espera que Greca recue nesta decisão.

Zumbi & Mandela

Zumbi, ícone da resistência negra à escravidão, liderou o Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas no Brasil Colonial. Zumbi é considerado um dos grandes líderes de história brasileira. O dia de sua morte, 20 de novembro, é comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

Nelson Mandela foi expoente da luta contra o apartheid na África do Sul, que negava aos negros, que eram maioria no País, direitos políticos, sociais e econômicos. Passou 27 anos na prisão e, mais tarde se tornou o primeiro presidente negro daquele País.





Blog

Dentro da margem de erro

Recall de presidente

Efeito zero?

Novas eleições

Pode perder o mandato

Em defesa do consumidor

Osmar recebe PRB

Mitos eleitorais

A volta do MDB

Osmar, Cida ou Ratinho?

Em pauta

Músicas antigas

Novos acadêmicos

Acupuntura, mitos e verdades

É preciso manter a esperança

TCP inaugura armazém de exportação e oferece novos serviços

TCP Log inicia movimentação de equipamentos destinados à fábrica de celulose da Fibria no Mato Grosso do Sul

TCP investe em ampliação da frota de veículos

Gestão de Fluxos garante confiabilidade na operação Porta a Porto da TCP

APM comemora 37 anos

TCP Log recebe carga projeto de 120 toneladas

Acesse também

Twitter - http://twitter.com/roseli_abrao

Facebook - http://www.facebook.com/blog.roseliabrao

RSS Feeds - http://roseliabrao.com/rss/

Coluna

Rossoni derruba sessão e irrita deputados

CEI do “xerox” não pode ser uma caça às bruxas

Erro do TRE dá sobrevida a Bernardo Carli

Ghignone aposta na vitória de Ducci

Beto não assume compromisso com emendas ao orçamento

Publicidade


Publicidade

A 1ª em aluguel de Livros com entrega em domicilio e Venda de Livros Usados em Curitiba

Telefones para contato:
(41) 3367-2466 / 3367-3544


Copyright © roseliabrao.com | 2011

Blog | Coluna | Em pauta | Roseli Abrão | Equipe | Contato | Topo do site