Email: Roseli Abrão





Blog: quarta-feira, 17 de julho de 2019

07:40:39

Fundo Partidário

Partidos dividem bolo de R$ 365 mi

R$ 365.384.998,79. Este é o tamanho do bolo do Fundo Partidário que os partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral dividiram nos primeiros seis meses deste ano.

A informação é do TSE, que diz que o valor é resultado da soma das dotações orçamentárias e das multas eleitorais, conforme determina a legislação eleitoral.

O Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, também chamado de Fundo Partidário, é composto por: multas e penalidades em dinheiro aplicadas de acordo com o Código Eleitoral e outras leis vinculadas à legislação eleitoral; recursos financeiros que lhes forem destinados por lei, em caráter permanente ou eventual; doações de pessoa física ou jurídica, efetuadas por meio de depósitos bancários diretamente na conta do Fundo Partidário; e dotações orçamentárias da União.

Cláusula de barreira

Em janeiro o TSE divulgou a relação dos 21 partidos que atingiram os critérios estabelecidos na emenda que estabeleceu a cláusula de barreira para receber os valores do Fundo Partidário.

Segundo o TSE, têm direito a receber: PSL, PT, PSDB, PSD, PP, PSB, MDB, PR, PRB, DEM, PDT, PSOL, Novo, Pode, PROS, PTB, Solidariedade, AVANTE, PPS, PSC e PV.

As demais siglas ficaram impossibilitadas de receber os recursos, pois não alcançaram a cláusula de barreira estabelecida para as Eleições de 2018.

Com isso, alguns partidos deixaram de existir ou fizeram fusão com outras legendas, resultando, hoje, na existência de 33 partidos políticos.

Desses, desde o último mês de junho, 23 já são aptos ao recebimento de cotas do fundo.


Blog: terça-feira, 16 de julho de 2019

07:38:57

O homem pisou na Lua?

Às vésperas do 50º aniversário em que os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram na Lua (dia 20 de julho de 1969), ainda há brasileiros (26%) que não acreditam na missão da Apolo 11. Mas a maioria (70%) acredita que o homem pisou mesmo na Lua.

Pesquisa Datafolha, divulgada hoje pela Folha de S. Paulo, mostra uma forte correlação entre nível de escolaridade e descrença nas missões lunares.

Segundo o Datafolha, entre os que cursaram apenas o ensino fundamental, 38% dizem que as viagens à Lua foram uma mentira e 8% dizem não saber. No grupo dos que têm até o ensino médio, os que acham que as missões não aconteceram caem para 21%, e os que não sabem, para 3%. Por fim, dentre os que têm ensino superior, apenas 14% consideram as missões uma fraude, e só 2% dizem não saber.

Idade também parece ter tudo a ver com a percepção das missões lunares. Mas, paradoxalmente, quanto mais velho o respondente, maior a chance de ele não acreditar na ida do homem à Lua.

Pessoas acima de 60, que já eram nascidas em 1969, são as que menos acreditam que o homem foi à Lua Na primeira faixa etária pesquisada, entre 16 e 24 anos, apenas 19% acreditam que se trate de uma farsa.

Números parecidos surgem nas faixas entre 25 a 34 anos e 35 a 44 anos, mas as coisas começam a mudar de forma significativa na faixa dos 45 aos 59 anos, em que 29% afirmam ser mentira. No último extrato, 60 anos ou mais, a percepção se divide quase meio a meio entre quem diz que as missões foram verdadeiras (56%) e quem diz que foram uma farsa (36%).

A pesquisa foi feita entre os dias 4 e 5 de julho ouvindo 2.086 pessoas com 16 anos ou mais em 130 municípios brasileiros.












Blog

Hauly na Receita Federal?

Ele faz de propósito

Disputa embolada

Os votos

Assembleia diz não à mordaça

Mendes detona Lava Jato

TSE cassa vereador de Roncador

Uma CPI para investigar Moro

Sínodo para a Amazônia

Alep aprova reajuste

Em pauta

Tecnologia não substitui agente de viagem na hora da compra

Flyworld realiza quarta convenção nacional de franqueados

TCP lidera movimentação de contêineres no Sul do Brasil

Marketing online é decisivo para sucesso de negócios em franquias

Flyworld inaugura terceira unidade no Rio Grande do Sul

TCP investe em 30 projetos ambientais em 2018

TCP finaliza obras de ampliação do cais de atracação

Flyworld participa da Black Friday 2018

Aracaju ganha primeira unidade Flyworld

Resort e Hotel fazenda são opções para a semana da criança

Acesse também

Twitter - http://twitter.com/roseli_abrao

Facebook - http://www.facebook.com/blog.roseliabrao

RSS Feeds - http://roseliabrao.com/rss/

Coluna

Rossoni derruba sessão e irrita deputados

CEI do “xerox” não pode ser uma caça às bruxas

Erro do TRE dá sobrevida a Bernardo Carli

Ghignone aposta na vitória de Ducci

Beto não assume compromisso com emendas ao orçamento

Publicidade


Publicidade

A 1ª em aluguel de Livros com entrega em domicilio e Venda de Livros Usados em Curitiba

(41) 3367.2466 | 3367.3544


Copyright © roseliabrao.com

Blog | Coluna | Em pauta | Roseli Abrão | Equipe | Contato | Topo do site