Email: Roseli Abrão

Coluna: quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ducci nega acordo com Beto para as eleições do ano que vem

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, garantiu em entrevista exclusiva ao site que não existe nenhum acordo entre ele e o governador Beto Richa ou entre o PSB e o PSDB sobre as eleições municipais do ano que vem. Nem para a indicação de seu vice nem sobre as chapas às eleições à Câmara Municipal de Curitiba.

E não existe porque “qualquer discussão agora é extemporânea”.

As conversas sobre a disputa eleitoral só devem começar em maio do ano que vem, segundo o prefeito.

Ao contrário do que se especula, Ducci assegurou que ele e o governador Beto Richa nunca discutiram a chapa majoritária, o nome do vice, muito menos o chapão às eleições proporcionais.

O prefeito, no entanto, não tira o direito daqueles que queiram “especular seja por interesses pessoais ou partidários”.

-- Mas eu não tenho interesse de fazer isto agora, disse Ducci, que afirmou que sua preocupação está “voltada para a cidade”, para as obras que estão sendo concluídas e para as que devem ser iniciadas em breve.

Chapão não existe

A informação que PSDB e PSB irão disputar juntos as eleições à Câmara Municipal de Curitiba foi do deputado tucano Mauro Moraes. Segundo o prefeito Luciano Ducci, é preciso aguardar os demais partidos que devem compor a aliança.

Se eles querem ou não participar do “chapão”.

Isso deve, também, acontecer no ano que vem, quando os partidos terão conhecimento do potencial de votos de seus candidatos, disse.

Para Ducci, é cedo para discutir o “chapão” até porque o prazo de filiações partidárias ainda não se encerrou (vai até o dia 7 de outubro).

CSS: o voto dos paranaenses

Apenas quatro dos 28 deputados paranaenses presentes à sessão da Câmara Federal, que na quarta-feira aprovou a Emenda 29, votaram a favor da CCS – Contribuição Social para a Saúde.

São eles: André Vargas, Angelo Vanhoni e Zeca Dirceu, do PT, e Rosane Ferreira, do PV.

Os demais votaram contra a criação do novo imposto: Alex Canziani (PTB), Alfredo Kaefer (PSDB), André Zacharow (PMDB), Assis do Couto (PT), Cida Borghetti (PP), Dilceu Sperafico (PP), Edmar Arruda (PSC), Eduardo Sciarra (DEM/PSD), Fernando Francischini (PSDB), Fernando Giacobo (PR), Hermes Parcianello (PMDB), João Arruda (PMDB), Leopoldo Meyer (PSB), Luiz Carlos Setim (DEM), Luiz Nishimori (PSDB), Moacir Micheletto (PMDB), Nelson Meurer (PP), Nelson Padovani (PSC), Osmar Serraglio (PMDB), Ratinho Junior (PSC), Reinhold Stephanes (PMDB), Rubens Bueno (PPS), Sandro Alex (PPS) e Hidekasu Takayama (PSC).

A CSS foi rejeitada por 355 votos contra 76 (quatro abstenções).

A relação dos votos é do site Congresso em Foco.

Pressão sobre os senadores

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha, o Gabão, está pedindo a todos seus colegas que passem a pressionar os três senadores do Paraná – Roberto Requião (PMDB), Alvaro Dias (PSDB) e Sérgio Souza (PMDB) – para que votem a favor da Emenda 29, que fixa os percentuais mínimos a serem investidos anualmente em saúde pela União, Estados e municípios, já aprovada pela Câmara Federal.

-- A batalha pela aprovação da Emenda 29 está quase vencida. Falta a aprovação da matéria pelo Senado. Os prefeitos precisam se mobilizar para pressionar os senadores do Paraná a apoiar o projeto, apelou.

Voto aberto

O deputado paranaense Rubens Bueno, que é líder do PPS na Câmara Federal, é um dos coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto, relançada na tarde desta terça-feira.

O grupo, que é suprapartidário, defende a mediata inclusão na pauta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349/01, que acaba com o voto secreto em todas as votações no Parlamento.

A PEC está parada na Câmara desde setembro de 2006, quando foi aprovada em primeiro turno por unanimidade.

A iniciativa de relançar a frente foi do PSOL.

PSC realiza encontro em Curitiba

O Partido Social Cristão vai realizar, no dia 1º de outubro, um encontro em Curitiba, tendo em pauta as eleições municipais do ano que vem.

Sob a presidência do deputado federal Ratinho Junior, o PSC já está organizado em 390 dos 399 municípios do Paraná.

Usinas nucleares

O senador Roberto Requião, do PMDB, relatou favoravelmente, nesta quinta-feira, na Comissão de Infraestrutura do Senado, o projeto de lei do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, que suspende por 30 anos a construção de novas usinas nucleares no Brasil.

Segundo Requião, depois do desastre da usina de Fukushima, Japão o mundo todo passou a agir com extrema cautela em relação à energia nuclear. Alemanha, por exemplo, suspendeu até 2022 qualquer novo projeto de usina. E a União Européia está fazendo testes de pressão em mais de 140 usinas nucleares dos países membros.

No entanto, pondera Requião, o governo brasileiro age na contramão do mundo todo, anunciando a construção de quatro novas usinas. O senador lembrou que a Siemens, empresa alemã que forneceu os equipamentos para as usinas nucleares brasileiras, decidiu sair do setor e não mais fabrica os componentes, o que pode dificultar a manutenção das usinas.

Homenagem a Goulart

A Assembléia Legislativa vai homenagear, na próxima terça-feira, o ex-presidente João Goulart, deposto pelo golpe militar de 1964.

A proposição é do deputado Fernando Scanavaca, líder da bancada do PDT, e a solenidade contará com a presença do filho do ex-presidente, o ex-deputado pelo Rio Grande do Sul, João Vicente Goulart.


Blog

Hauly na Receita Federal?

Ele faz de propósito

Disputa embolada

Os votos

Assembleia diz não à mordaça

Mendes detona Lava Jato

TSE cassa vereador de Roncador

Uma CPI para investigar Moro

Sínodo para a Amazônia

Alep aprova reajuste

Em pauta

Tecnologia não substitui agente de viagem na hora da compra

Flyworld realiza quarta convenção nacional de franqueados

TCP lidera movimentação de contêineres no Sul do Brasil

Marketing online é decisivo para sucesso de negócios em franquias

Flyworld inaugura terceira unidade no Rio Grande do Sul

TCP investe em 30 projetos ambientais em 2018

TCP finaliza obras de ampliação do cais de atracação

Flyworld participa da Black Friday 2018

Aracaju ganha primeira unidade Flyworld

Resort e Hotel fazenda são opções para a semana da criança

Acesse também

Twitter - http://twitter.com/roseli_abrao

Facebook - http://www.facebook.com/blog.roseliabrao

RSS Feeds - http://roseliabrao.com/rss/

Coluna

Rossoni derruba sessão e irrita deputados

CEI do “xerox” não pode ser uma caça às bruxas

Erro do TRE dá sobrevida a Bernardo Carli

Ghignone aposta na vitória de Ducci

Beto não assume compromisso com emendas ao orçamento

Publicidade


Publicidade

A 1ª em aluguel de Livros com entrega em domicilio e Venda de Livros Usados em Curitiba

(41) 3367.2466 | 3367.3544


Copyright © roseliabrao.com

Blog | Coluna | Em pauta | Roseli Abrão | Equipe | Contato | Topo do site