Email: Roseli Abrão

Blog: segunda-feira, 19 de setembro de 2011

13:12:26

Requião diz que se envergonha da bancada do PMDB na AL

O senador Roberto Requião dedicou seu áudio desta segunda-feira para denunciar a “reprivatização” da Sanepar, já que, denunciou, o governador Beto Richa restabeleceu o acordo com o grupo Dominó, dando “para o sócio privado o controle técnico e financeiro da empresa”.

Mas, mais do que isso, o senador lamentou o “silêncio” da bancada do PMDB na Assembléia Legislativa.

Requião lembrou a longa batalha de seu governo (2003-2010) para impedir que o sócio privado da Sanepar, o Consórcio Dominó, mesmo que minoritário, comandasse a empresa, conforme acordo de acionista feito por Jaime Lerner. Agora, disse ele, Beto Richa “retoma o acordo, entregando a empresa para o sócio privado, que, logo em seguida aumenta a tarifa da água e do esgoto, dobra a distribuição de lucro, beneficiando-se”.

-- Tudo isso, sem reação do PMDB paranaense, lamentou Requião.

Segundo o senador, “pior ainda” é que a Sanepar “fala em aumentar em mais 33 por cento a tarifa, prejudicando ainda mais os consumidores”.

-- O acordo feito entre a Sanepar e o sócio minoritário, que agora é revivido, além de dar ao Consórcio Dominó o comando da empresa, definia também como principal objetivo da Sanepar a maximização dos lucros dos acionistas e não a expansão dos serviços públicos de água e esgoto, disse.

Outra “providência” do Consórcio Dominó no comando da Sanepar, segundo o senador, foi diminuir, ao ponto da quase extinção, a tarifa social, instituída no seu primeiro governo (1991-1994), fornecendo água e esgoto tratados a preços quase simbólicos às famílias mais pobres.

Esse programa foi retomado e expandido por Roberto Requião entre 2003 e 2010, com o afastamento do sócio privado do comando da estatal. Requião lembrou que, sob o mandato de Itamar Franco, o governo de Minas Gerais conseguiu anular na Justiça um acordo de acionista na Cemig, estatal de energia, devolvendo o comando da empresa ao Estado, o que não aconteceu no Paraná, embora as casos fossem idênticos.

Sete paranaenses na elite do Congresso Nacional

Sete parlamentares paranaenses – dois senadores e cinco deputados federais – integram a lista do Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – que todos os anos seleciona os 100 “Cabeças” do Congresso Nacional.

São os senadores Roberto Requião (PMDB) e Alvaro Dias (PSDB) e os deputados Abelardo Lupion (DEM), André Vargas (PT), Dr. Rosinha (PT), Osmar Serraglio (PMDB) e Rubens Bueno (PPS).

Na classificação do Diap, que é um órgão de assessoria parlamentar dos sindicatos brasileiros, e que fiscaliza o desempenho de deputados e senadores, Requião e Alvaro se destacam como debatedores, assim como Andre Vargas e Dr. Rosinha. Lupion é destacado como negociador e Serraglio e Rubens Bueno como articuladores.

Entre os 100 "Cabeças" do Congresso, há 62 deputados e 38 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 13 nomes.

A lista completa dos 100 “Cabeças” está no site www.diap.org.br

STF julga Takayama

O Supremo Tribunal Federal julga na próxima quinta-feira três processos envolvendo parlamentares, entre eles do paranaense Hidekasu Takayama, do PSC (os outros são contra o deputado Paulo Maluf e o senador Lindergh Farias).

Takayama é investigado por crimes de peculato ou de estelionato qualificado, num esquema denominado “gafanhotos” na Assembleia Legislativa do Paraná, com sonegação de tributos federais.

Segundo o STF, o parlamentar nega a acusação. Ele, inclusive, já pediu o trancamento do inquérito, quando o processo era relatado pelo ministro Carlos Alberto Menezes Direito.


Blog

Joice terá que indenizar Requião

Juiz indefere candidatura de Boca Aberta

Greca 46%, Francischini e Goura, 8%

Arruda denuncia “pesquisas frias”

Greca é líder absoluto

Mais uma pesquisa é impugnada

Alegria dura pouco

De boia-fria a vereador

Mais quatro debates

Pesquisa Ibope é também impugnada

Em pauta

Tecnologia não substitui agente de viagem na hora da compra

Flyworld realiza quarta convenção nacional de franqueados

TCP lidera movimentação de contêineres no Sul do Brasil

Marketing online é decisivo para sucesso de negócios em franquias

Flyworld inaugura terceira unidade no Rio Grande do Sul

TCP investe em 30 projetos ambientais em 2018

TCP finaliza obras de ampliação do cais de atracação

Flyworld participa da Black Friday 2018

Aracaju ganha primeira unidade Flyworld

Acesse também

Twitter - http://twitter.com/roseli_abrao

Facebook - http://www.facebook.com/blog.roseliabrao

RSS Feeds - http://roseliabrao.com/rss/

Coluna

Rossoni derruba sessão e irrita deputados

CEI do “xerox” não pode ser uma caça às bruxas

Erro do TRE dá sobrevida a Bernardo Carli

Ghignone aposta na vitória de Ducci

Beto não assume compromisso com emendas ao orçamento

Publicidade


Publicidade

A 1ª em aluguel de Livros com entrega em domicilio e Venda de Livros Usados em Curitiba

(41) 3367.2466 | 3367.3544


Copyright © roseliabrao.com

Blog | Coluna | Em pauta | Roseli Abrão | Equipe | Contato | Topo do site