Email: Roseli Abrão

Blog: segunda-feira, 24 de outubro de 2011

19:27:55

Beto recua e deixa Educativa na Cultura

A informação é do site Brasil Cultura: o governador Beto Richa anulou o decreto 2972, de 11de outubro, que passava a Rádio e TV Educativa da Secretaria da Cultura para a Secretaria de Comunicação.

Segundo o site, o “recuo” do governador se deu pela “pressão de artistas e entidades culturais”.

“Depois de uma mobilização da classe cultural do Paraná, com trocas de emails e utilizando as redes sociais, o movimento acabou por forçar o governador a recuar com o seu decreto inconstitucional”, comemora o site.

Assembleia corta “ penduricalhos” de aposentadorias

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Plauto Miró Guimarães, do DEM, anunciou na sessão desta segunda-feira que serão cortados já neste mês benefícios pagos indevidamente a algumas aposentadorias da Casa.

Serão cortados, segundo ele, o pagamento vale transporte, vale refeição, abono de Natal, gratificação por encargos especiais, férias e abono de férias.

Plauto comunicou que a Assembleia está notificando 15 procuradores aposentados pela Casa para que comprovem o real exercício de advocacia. Entre os documentos exigidos está o registro na Ordem dos Advogados do Brasil/PR.

Senado ouve jornalista que denunciou a Fifa

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, que é presidida pelo senador Roberto Requião, do PMDB, ouve nesta quarta-feira o jornalista Andrew Jennings, da BBC, Londres, autor do livro “Jogo Sujo- O Mundo Secreto da Fifa”.

O convite para Jennings foi feito pelos Alvaro Dias e Paulo Bauer, ambos do PSDB.

Jennings denunciou em seu livro que as práticas dos dirigentes da entidade que manda no futebol mundial são “essencialmente corruptas”.

Ele chega dizer que a “máfia é amadora”, se comparada à Fifa.

Em seu site, o senador Roberto Requião destaca que o jornalista britânico acusa o presidente da entidade, Joseph Blatter, e o secretário-geral Jérôme Valcke de “suborno, desvio de dinheiro, manipulação de resultados em Copas do Mundo e leilão dos países-sede das competições internacionais de futebol”.

Para escrever o “Jogo Sujo”, Jennings disse que fez uma pesquisa de dez anos sobre os bastidores da Fifa.

O britânico ainda implica dirigentes da CBF nas práticas fraudulentas da Federação Internacional.

Plauto e Rangel lideram sucessão em Ponta Grossa

Se as eleições à prefeitura de Ponta Grossa fossem hoje haveria segundo turno entre os deputados Marcelo Rangel, do PPS, e Plauto Miró Guimarães, do DEM.

Este é o resultado da mais recente pesquisa feita pela Paraná Pesquisas, que mostra Rangel com 23,96% das intenções de votos e Plauto com 23,05%.

O petista Péricles de Mello é o terceiro colocado, com 19,42%.

Em outro cenário, com um número menor de candidatos, Rangel tem 33,03%, Plauto, 27,95%, e Péricles, 25,05%.

Se a disputa fosse apenas entre Rangel e Plauto, o deputado do PPS teria 44,65% e o democrata 42,47%

A pesquisa foi feita entre os dias 12 e 16 de outubro ouvindo 551 eleitores.

Maioria não sabe em quem votar

A pesquisa espontânea, no entanto, mostra que a maioria 70,24% não sabe ainda em quem irá votar nas eleições de 7 de outubro do ano que vem.

Mas mostra também que Plauto e Rangel têm o mesmo percentual: 3.09%.

O ex-deputado Jocelito Canto, hoje no PMDB, é o mais lembrado pelos eleitores (5,26%). O prefeito Pedro Wosgrau, do PSDB, que não pode concorrer, vem em segundo, com 4,36%, o mesmo percentual de Péricles de Mello.

PT investe em Gleisi para desbancar Beto Richa

Este é o título da matéria assinada pelo jornalista João Domingos para o jornal “O Estado de S. Paulo”, que revela o que seria a estratégia do PT para viabilizar a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, à sucessão do governador Beto Richa, em 2.014.

De acordo com a matéria, a estratégia petista consiste na montagem de uma aliança com fortes candidatos nas quatro principais cidades paranaenses na eleição municipal de 2012.

Por essa fórmula, assinala o “Estadão”, o PT não disputaria a Prefeitura de Curitiba e apoiaria o ex-tucano Gustavo Fruet, hoje no PDT. Mas lançaria três candidatos petistas: o presidente de Itaipu Binacional, Jorge Samek, concorreria em Foz do Iguaçu; a ex-ministra Márcia Lopes (Desenvolvimento Social) disputaria em Londrina; e o presidente do PT do Paraná, deputado estadual Enio Verri, lutaria pela Prefeitura de Maringá.

Os quatro são candidatos em condições de vencer no primeiro turno ou passar para o segundo, na avaliação do PT e dos partidos que participam da articulação para levar Gleisi ao governo.

O sacrifício petista

Na movimentação política para fortalecer a ministra da Casa Civil os petistas fariam dois sacrifícios, diz a matéria.

Em primeiro lugar, ficariam de fora da disputa em Curitiba, cidade que jamais governou. Em segundo, Jorge Samek teria de abrir mão da presidência de Itaipu, cujo salário é pago em dólares e não tem a gestão submetida nem à fiscalização do Tribunal de Contas da União.

Um dos pais dessa articulação política, aponta o “Estadão”, é o deputado André Vargas, secretário de Comunicação do PT.

-- O cenário que desponta é esse. Com a nossa aliança vencendo as prefeituras das quatro principais cidades, e dando apoio maciço a Gleisi em 2014, é possível derrotar o governador Beto Richa, que vai tentar a reeleição, disse.

Para André Vargas a fórmula só não é considerada acabada, porque faltam três anos para a eleição de 2014 e Gleisi tem papel fundamental no governo da presidente Dilma Rousseff.

-- A prioridade é o governo da presidente Dilma, que disputará a reeleição Se tudo estiver certo, Gleisi poderá sair da Casa Civil para disputar o governo. Esse é o nosso plano, afirmou.

PSD diminui o tamanho da oposição

O PSD, que nasceu por iniciativa do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, estréia nesta quarta-feira na Câmara Federal com uma bancada de 48 deputados, a terceira maior da Casa. Formado principalmente por integrantes do DEM, PPS e PSDB, o PSD diminui o tamanho da bancada de oposição ao governo Dilma Roussef.

O site “Congresso em Foco” revela que um em cada cinco deputados das principais legendas contrárias ao governo federal está no PSD.

Além de DEM, PPS e PSDB, o PSD atraiu deputados do PP, PMN e PSC.

De acordo com o “Congresso em Foco”, atualmente com 110 deputados no exercício do mandato, os partidos que se opõem à presidente Dilma cairão para somente 87 parlamentares, uma queda de 21%.

O DEM, partido ao qual antes estão filiados os principais caciques do novo partido, é o maior prejudicado: perde 16 integrantes no exercício do mandato, além de outros três licenciados. Considerando-se uma tendência governista do PSD e a possibilidade de o PR voltar à base aliada, a coalizão de Dilma Rousseff na Câmara pode chegar a ter 426 deputados, ou 83% da Casa, mais do que suficiente para aprovar qualquer matéria, inclusive emendas constitucionais.

Após o DEM, quem mais perde é o PSDB. Atualmente com uma bancada de 52 parlamentares, o partido dos tucanos cairá para 48. É o mesmo número que o PSD terá quando passar a existir na Câmara.


Blog

PEC da impunidade

89 anos do voto feminino

Qualidades & defeitos

Piora avaliação de Bolsonaro

São traidores?

Como votaram os paranaenses

Câmara mantém prisão de Daniel Silveira

Petrobras terá novo presidente

Só se for para derrotar o bolsonarismo

Munhoz de Mello terá nova eleição

Em pauta

Tecnologia não substitui agente de viagem na hora da compra

Flyworld realiza quarta convenção nacional de franqueados

TCP lidera movimentação de contêineres no Sul do Brasil

Marketing online é decisivo para sucesso de negócios em franquias

Flyworld inaugura terceira unidade no Rio Grande do Sul

TCP investe em 30 projetos ambientais em 2018

TCP finaliza obras de ampliação do cais de atracação

Flyworld participa da Black Friday 2018

Aracaju ganha primeira unidade Flyworld

Acesse também

Twitter - http://twitter.com/roseli_abrao

Facebook - http://www.facebook.com/blog.roseliabrao

RSS Feeds - http://roseliabrao.com/rss/

Coluna

Rossoni derruba sessão e irrita deputados

CEI do “xerox” não pode ser uma caça às bruxas

Erro do TRE dá sobrevida a Bernardo Carli

Ghignone aposta na vitória de Ducci

Beto não assume compromisso com emendas ao orçamento

Publicidade


Publicidade

A 1ª em aluguel de Livros com entrega em domicilio e Venda de Livros Usados em Curitiba

(41) 3367.2466 | 3367.3544


Copyright © roseliabrao.com

Blog | Coluna | Em pauta | Roseli Abrão | Equipe | Contato | Topo do site