Email: Roseli Abrão

Blog: quarta-feira, 27 de julho de 2011

16:36:04

Só dois paranaenses entre os mais assíduos da Câmara Federal

Apenas dois deputados paranaenses – Fernando Francischini, do PSDB, e Hermes Parcianello, do PMDB – integram a lista dos parlamentares mais assíduos da Câmara Federal.

Eles compareceram às 55 sessões deliberativas da Casa.

Um levantamento feito pelo site “Congresso em Foco” mostra que apenas 5% dos 572 deputados participaram de todas as sessões destinadas a votações.

Assembleia devolve mais 10 milhões ao governo

Pela segunda vez este ano a Assembleia Legislativa devolverá dinheiro ao governo do Estado. Serão 10 milhões de reais, segundo revelou nesta quarta-feira o 1º secretário da Casa, deputado Plauto Miró, do DEM.

No primeiro semestre a Assembléia já havia devolvido 10 milhões de reais, fruto da economia que vem sendo feita, segundo o deputado.

Bate-chapa na APP-Sindicato

Duas chapas vão concorrer às eleições para a escolha da nova direção estadual da APP-Sindicato, no dia 22 de setrembro.

Uma delas é encabeçada pela atual presidenta, professora Marlei Fernandes de Carvalho; a outra tem como candidata à presidência a professora Márcia Farherr, que pertence ao Núcleo Sindical da APP em Cascavel.

O colégio eleitoral da APP-Sindicato é que quase 62 mil trabalhadores em Educação, que atuam na rede estadual de ensino.

Este ano, a eleição terá como novidade as urnas eletrônicas.

Senado retoma em agosto debate sobre reforma política

Na volta do recesso, em agosto, o Senado retoma a discussão sobre a reforma política com a análise das propostas sobre o financiamento público de campanha e sobre critérios para funcionamento dos partidos.

Segundo a “Agência Senado”, até agora os senadores aprovaram seis propostas, rejeitaram três e duas propostas estão sob análise do relator.

Propostas aprovadas

Suplência se senador: reduz de dois para um o número de suplentes de senador e veda a eleição de suplente que seja cônjuge, parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau ou por adoção do titular.

Aprovada na Comissão de Justiça, aguarda inclusão na ordem do dia.

Domicílio eleitoral: veda a transferência de domicílio eleitoral de prefeitos e vice-prefeitos durante o exercício do mandato.

Aprovado em decisão terminativa na CCJ e enviado à Câmara dos Deputados.

Fidelidade partidária: prevê a perda de mandato por desfiliação partidária em casos nos quais não se configure incorporação ou fusão de legenda, desvio de programa partidário e grave discriminação pessoal. Emenda da CCJ retirou criação de partido como causa justa para mudança de legenda. Aprovado na CCJ, aguarda inclusão na ordem do dia.

Referendo: estabelece que lei ou emenda constitucional que altere o sistema eleitoral seja aprovada em referendo para entrar em vigor.

Aprovada na Comissão de Justiça aguarda inclusão na ordem do dia.

Coligações: permite coligações eleitorais apenas nas eleições majoritárias (presidente da República, governador e prefeitos). Aprovada na Comissão de Justiça aguarda inclusão na ordem do dia.

Data de posse e duração de mandato: prevê novas datas para posse de presidente da República, governador e prefeito. Estabelece mandato de cinco anos para esses cargos. Emendas aprovadas na CCJ mantêm quatro anos de mandato e estabelecem coincidência dos pleitos municipais, estaduais, distrital e federal.

Aprovada na CCJ com modificações. A matéria aguarda inclusão na ordem do dia.

Propostas rejeitadas

Sistema eleitoral: institui o sistema eleitoral proporcional de listas preordenadas nas eleições para a Câmara. Substitutivo do relator, Romero Jucá, prevê sistema majoritário “distritão”. Rejeitada pela CCJ. Romero Jucá anunciou que apresentará recurso para votação em Plenário.

Candidatura avulsa: acaba com a exigência de filiação partidária para candidatos em eleições municipais. Rejeitada na CCJ e arquivada.

Fim da reeleição: torna inelegível presidente da República, governador e prefeito para os mesmos cargos, no período subseqüente. Rejeitada na CCJ e arquivada.

À espera do relator

Cláusula de desempenho: inclui entre os critérios em vigor para funcionamento partidário na Câmara eleger e manter filiados no mínimo três deputados, de diferentes estados.

Aguarda decisão da CCJ. O relator, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), apresentou voto favorável ao texto.

Financiamento público de campanha: destina recursos ao Tribunal Superior Eleitoral em valor correspondente a R$ 7,00 por eleitor inscrito, a serem aplicados exclusivamente por partidos e respectivos candidatos nas campanhas eleitorais. Aguarda decisão da CCJ. O relator, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), apresentou voto contrário ao texto.


Blog

PDT contesta pesquisa Radar

Recesso

Oriovisto, vice de Osmar

A troco de nada

A bola da vez

TJ condena réus

O pior está por vir?

Último dia

Alckmin lamenta desistência

Jogou a toalha

Em pauta

Flyworld indica destinos para lua de mel no mês das noivas

Jovens e idosos são os que mais viajam sozinhos no Brasil

Flyworld indica destinos nacionais e internacionais para a Páscoa

TCP inaugura novo serviço para a Ásia

Flyworld Viagens prevê crescimento de 40% para 2018

Sete dicas para curtir o Carnaval com os amigos ou família

Cinco dicas para organizar uma viagem com sucesso

Empresa de Carlos Wizard proíbe trabalho aos domingos

TCP anuncia nova linha para países do Mediterrâneo

Flyworld oferece pacotes especiais para público da melhor idade

Acesse também

Twitter - http://twitter.com/roseli_abrao

Facebook - http://www.facebook.com/blog.roseliabrao

RSS Feeds - http://roseliabrao.com/rss/

Coluna

Rossoni derruba sessão e irrita deputados

CEI do “xerox” não pode ser uma caça às bruxas

Erro do TRE dá sobrevida a Bernardo Carli

Ghignone aposta na vitória de Ducci

Beto não assume compromisso com emendas ao orçamento

Publicidade


Publicidade

A 1ª em aluguel de Livros com entrega em domicilio e Venda de Livros Usados em Curitiba

Telefones para contato:
(41) 3367-2466 / 3367-3544


Copyright © roseliabrao.com | 2011

Blog | Coluna | Em pauta | Roseli Abrão | Equipe | Contato | Topo do site