Email: Roseli Abrão

Blog: segunda-feira, 1 de agosto de 2011

18:23:46

Fruet entre o PV e o PDT

Numa longa entrevista ao site da “Veja”, o ex-tucano Gustavo Fruet admitiu que só tem duas opções partidárias – o PV e o PDT.

Fruet negou qualquer possibilidade de se filiar ao PT, embora não tenha descartado uma aliança, e fez duras críticas ao PSDB.

Mais do que isso, Fruet acusou o governador Beto Richa de fechar as portas do PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, a ele.

-- Beto Richa pediu para Kassab não me apoiar. O PSD hoje tem lideranças importantes daqui do estado, ligadas ao PSDB e ao PSB no município, afirmou.

Dos 81 senadores, 15 são suplentes

O Senado retoma suas atividades nesta segunda-feira com uma composição um pouco diferente da que iniciou a 54ª Legislatura. Em 1º de fevereiro, apenas 8 dos 81 senadores eram suplentes. Agora serão 15 suplentes

Segundo matéria disponível no site da “Agência Senado”, logo depois de serem empossados em fevereiro, Edison Lobão (PMDB-MA) e Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) licenciaram-se para reassumir os ministérios de Minas e Energia e da Previdência Social, respectivamente. Em seus lugares, tomaram posse no Senado os suplentes Lobão Filho (PMDB-MA) e Paulo Davim (PV-RN).

De lá para cá, outros seis suplentes passaram a ocupar cadeiras no Senado, enquanto um titular retornou ao cargo:

- Geovani Borges (PMDB-AP) assumiu a vaga de seu irmão, Gilvam Borges (PMDB-AP), que se licenciou, mas pode retornar à Casa ainda em agosto;

- Ataídes Oliveira (PSDB-TO) substitui João Ribeiro (PR-TO), licenciado;

- Sérgio Souza (PMDB-PR) substitui Gleisi Hoffmann (PT-PR), nomeada para a chefia da Casa Civil da Presidência da República;

- Antonio Russo (PR-MS) assumiu no lugar de Marisa Serrano, que renunciou para tomar posse como conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul;

- Alfredo Nascimento (PR-AM), após deixar o comando do Ministério dos Transportes, reassumiu seu mandato, que vinha sendo exercido pelo suplente João Pedro (PT-AM);

- Zezé Perrella (PDT-MG) assumiu o mandato de Itamar Franco, que faleceu em 2 de julho;

- Reditario Cassol (PP-RO), pai de Ivo Cassol (PP-RO), assumiu há poucos dias a cadeira do filho, que está licenciado.

Regras para suplência podem mudar

As regras de suplência de senador são um dos pontos quase pacíficos da reforma política que está sendo discutida no Senado.

A Proposta de Emenda à Constituição 37/11, como informa a “Agência Senado”, traz diversas mudanças, como a redução do número de suplentes, de dois para um, e a definição de caráter temporário para a substituição. Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, a PEC está pronta para ser votada no plenário, o que pode ocorrer já em agosto.

A proposta altera os artigos 46 e 56 da Constituição, reduzindo de dois para um o número de suplentes de senador.

A PEC também proíbe a eleição de suplente que seja cônjuge, parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau ou por adoção do titular da chapa.

Além disso, de acordo com a PEC, a convocação do suplente passa a ter caráter temporário.

Quando ocorrer o afastamento definitivo do titular, seu suplente exercerá o cargo somente até a posse de novo senador, que será eleito conforme as seguintes regras:

- Se a vaga ocorrer a mais de 120 dias das eleições seguintes, sejam municipais ou federais e estaduais, o novo senador será escolhido nesse mesmo pleito;

- Se a vaga ocorrer em 120 dias ou menos das eleições seguintes, sejam municipais ou federais e estaduais, o novo senador só será eleito no pleito subsequente.

Assembleia volta do recesso com temas polêmicos

A Assembleia Legislativa retoma nesta segunda-feira as sessões plenárias e, na pauta, estão temas polêmicos, como a proposta do governo Beto Richa que altera a lei complementar nº 94, que criou a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná.

O projeto já recebeu pareceres favoráveis das comissões técnicas permanentes da Casa, mas a bancada do PT prepara emenda para, segundo seus deputados, “salvaguardar” a Copel e a Sanepar, que temem sejam privatizadas.

No final de semana, o senador Roberto Requião, conclamou, via twitter, a bancada do PMDB a se unir ao PT em defesa das duas empresas públicas.

-- O PMDB de Curitiba recomenda a nossos deputados voto contra a agência reguladora, disse Requião, que completou: “Os deputados do Paraná sabem que Agência Reguladora é o passo inicial da privataria, logo se votarem a favor estarão traindo o Paraná”.


Blog

Um recado para Osmar?

Lula adia caravana pelo Sul

Huck não será candidato

PSB quer que TSE reveja autofinanciamento de campanha

Pena de morte

O maior erro de Osmar

Campanha vai custar R$ 2,5 bi

PMDB quer impugnar MDB

Requião assume (pré) candidatura

Na boca do povo

Em pauta

TCP inaugura novo serviço para a Ásia

Flyworld Viagens prevê crescimento de 40% para 2018

Sete dicas para curtir o Carnaval com os amigos ou família

Cinco dicas para organizar uma viagem com sucesso

Empresa de Carlos Wizard proíbe trabalho aos domingos

TCP anuncia nova linha para países do Mediterrâneo

Flyworld oferece pacotes especiais para público da melhor idade

TCP abre vagas para pessoas com deficiência

Flyword Viagens prepara pacote especial para o Black Friday

Viagens para o Chile e Argentina são opções para novembro

Acesse também

Twitter - http://twitter.com/roseli_abrao

Facebook - http://www.facebook.com/blog.roseliabrao

RSS Feeds - http://roseliabrao.com/rss/

Coluna

Rossoni derruba sessão e irrita deputados

CEI do “xerox” não pode ser uma caça às bruxas

Erro do TRE dá sobrevida a Bernardo Carli

Ghignone aposta na vitória de Ducci

Beto não assume compromisso com emendas ao orçamento

Publicidade


Publicidade

A 1ª em aluguel de Livros com entrega em domicilio e Venda de Livros Usados em Curitiba

Telefones para contato:
(41) 3367-2466 / 3367-3544


Copyright © roseliabrao.com | 2011

Blog | Coluna | Em pauta | Roseli Abrão | Equipe | Contato | Topo do site