Email: Roseli Abrão

Blog: terça-feira, 9 de agosto de 2011

18:06:22

O tempo de TV nas eleições do ano que vem

Muitos políticos, principalmente os pré-candidatos, já se debruçam sobre o tempo que cada partido terá nos programas de rádio e televisão da campanha eleitoral do ano que vem.

De acordo com a legislação, 1/3 do tempo dividido igualmente entre as candidaturas majoritárias e 2/3 dividido com base na bancada de deputados federais eleita na ultima eleição.

Atentos observadores da cena política avaliam que a campanha nos bastidores já começou.

Que alguns partidos já começam a fazer aproximações com vistas a abocanhar o maior tempo possível. Outros insuflam candidaturas de pequenos partidos para evitar que concorrentes consigam somar maior tempo.

A disputa eleitoral já começou nos bastidores, não têm dúvida.

Aqui, o resultado das ultimas eleições, que será a base para o cálculo de 2/3 do tempo :

– O PT saiu das urnas com 83 cadeiras.

– O PMDB ficou com o segundo maior número de cadeiras, com 79 eleitos.

– O PSDB elegeu 53 deputados.

– O DEM ficou com a quarta posição, com 43 deputados eleitos.

– O PR e o PP dividem o quinto lugar com 41 deputados cada um.

– Na sequência aparecem o PSB, com 34, o PDT (28), o PTB (21), o PSC (17), O PC do B (15), o PV (15), o PPS (12) e o PRB (8).

– Têm ainda representação na Câmara o PMN, com quatro deputados, o PSOL com três, o PT do B com três, PHS, PRTB e PRP com dois, e o PSL e PTC com um deputado cada.

Nelsão não é Zidani

A executiva do PMDB aprovou, por unanimidade, na reunião de segunda-feira, a defesa do vereador de Campo Largo, Nelson da Silva Souza, o “Nelsão”, que teve o mandato cassado em sessão extraordinária da Câmara Municipal no último dia 3.

Para os peemedebistas, a cassação de Nelsão “foi tomada exclusivamente por motivação política e deve ser combatida”.

-- Ele não é um Zidani. Não deu cabeçada em ninguém, assegura o presidente do PMDB paranaense, deputado Waldyr Pugliesi.

Segundo ele, a cassação teve “pura motivação política de contendores políticos visando as eleições do ano que vem”.

Nelsão, destacou o presidente do PMDB, foi o vereador mais votado de toda história de Campo Largo e era pré-candidato do partido à prefeitura do município.

O PMDB promete unir forças para a retomada de seu mandato, disse Pugliesi.

Alvaro e Requião entre os políticos mais influentes no Twitter

Os senadores paranaenses Alvaro Dias, do PSDB, e Roberto Requião, do PMDB, estão na lista dos 30 políticos brasileiros mais influentes no Twitter.

A presidente Dilma Roussef, do PT, liderou o ranking (Top 30) no mês de julho, seguida do senador Cristovam Buarque, do PDT. Em terceiro aparece o deputado de São Paulo, Gabriel Chalita, do PMDB.

O senador Alvaro Dias é o quarto no ranking e o senador Roberto Requião é o 20º, à frente do ex-presidenciável tucano José Serra.

Alvaro e Requião lideram a lista dos políticos que mais tuitam e que mais horas despendem no Twitter. No entanto, na categoria “sociáveis”, Alvaro é o 10º e Requião o 18º.

O ranking é feito por uma equipe denominada Los 30 Tuiteros, com membros no México, Espanha, Venezuela, Colombia, Chile, além do Brasil. Entre os membros, figuram advogados, professores e especialistas em comunicação política.

A metodologia utilizada é simples, baseada nos dados das contas do Twitter dos políticos nacionais. Com base nas informações, Los 30 Tuiteros obtêm coeficientes de popularidade, sociabilidade, extensão de cada tuite, além dos nomes dos usuários que compõem a rede do político em questão.

A análise também leva em consideração os chamados “fãs” que são o número de usuários diferentes do Twitter que dão reply a cada tuiteiro analisado no último mês.

Projeto de Alvaro impede retirada de assinatura de CPI

O senador Alvaro Dias, do PSDB, protocolou nesta terça-feira, no Senado, um projeto que muda o Regimento Interno da Casa impedindo a retirada de assinaturas em requerimentos para criação de comissões parlamentares de inquérito.

O senador paranaense justifica sua proposta dizendo que as CPIs são importantes instrumentos do Poder Legislativo no exercício de suas prerrogativas constitucionais de fiscalizar os atos do Poder Executivo.

-- Ao longo dos anos as CPIs têm contribuído para investigar inúmeras ilegalidades na administração pública e as suas ações tem o comprovado reconhecimento de toda a sociedade. Recentemente, entretanto, a prática de diversos parlamentares em apoiar a criação de CPI, mas em seguida retirar as suas assinaturas do requerimento de criação tem comprometido a credibilidade desse eficiente mecanismo de fiscalização, bem como prejudicado a imagem do Congresso. Meu projeto busca impedir a retirada da assinatura de parlamentares para que possamos preservar a eficiência desse instrumento constitucional assim como a atuação independente do parlamento, afirmou.

Requião elogia Beto

Como diz o ditado popular, em política tudo é possível. Tanto é assim que o senador Roberto Requião, pela primeira vez desde que Beto Richa assumiu o governo do Estado, o elogiou.

Pelo twitter, destacou sua decisão de retirar da Assembléia Legislativa a mensagem que amplia a agência Reguladora, que levou a oposição, especialmente Requião, denunciar manobra privativista.

-- Quero cumprimentar o governador por ter retirado a proposta de agencia reguladora. Medida lúcida que deve ser elogiada e não criticada, destacou o senador.

Mas, ao responder uma indagação do deputado Tadeu Veneri, do PT – “O que levou o governador Richa a retirar o projeto da polêmica Agência Reguladora? – Requião provocou:

-- Talvez um lampejo de lucidez? Se na seqüência demitisse o Taniguchi, seria bom indicio, disse.

Ducci na posse da Acampar

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, participa nesta terça-feira da posse da nova diretoria da Acampar - Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná. Será às 16 horas, no auditório Carteiro Osvaldo Teixeira (Correios).

Até quinta-feira a Acampar reúne vereadores de todo Estado que participarão de vários debates, entre eles, sobre a Reforma Tributária, à cargo do secretário da Fazenda do Paraná, Luiz Carlos Hauly.

A Acampar será novamente presidida pelo vereador Bento Batista, do município de Juranda, que foi reeleito no dia 1º de julho.


Blog

Ibope vem aí

Não me representam

Para ONU, Lula tem o direito de ser candidato

Haddad na cola de Bolsonaro

Balcão de negócios?

Os ricos & os pobres...

Amoêdo e Meirelles concentram 96% dos bens declarados pelos 13 candidatos

Mais de 23 mil disputam as eleições

Contagem regressiva

Só Ratinho, não. Carlos Massa Ratinho Jr.

Em pauta

Turismo Pedagógico é nova aposta da Flyworld em Minas Gerais

Flyworld atrai mais de 300 candidatos a franqueados durante a feira da ABF

Turismo de aventura ganha adeptos e cresce no Brasil

Piracicaba ganha microfranquia da Flyworld Viagens

TCP e Brado Logística desenvolvem ações conjuntas com foco nos clientes

Flyworld indica os destinos mais românticos para casais apaixonados

Namorados devem gastar mais com presentes, diz Datacenso

Flyworld indica destinos para lua de mel no mês das noivas

Jovens e idosos são os que mais viajam sozinhos no Brasil

Flyworld indica destinos nacionais e internacionais para a Páscoa

Acesse também

Twitter - http://twitter.com/roseli_abrao

Facebook - http://www.facebook.com/blog.roseliabrao

RSS Feeds - http://roseliabrao.com/rss/

Coluna

Rossoni derruba sessão e irrita deputados

CEI do “xerox” não pode ser uma caça às bruxas

Erro do TRE dá sobrevida a Bernardo Carli

Ghignone aposta na vitória de Ducci

Beto não assume compromisso com emendas ao orçamento

Publicidade


Publicidade

A 1ª em aluguel de Livros com entrega em domicilio e Venda de Livros Usados em Curitiba

(41) 3367.2466 | 3367.3544


Publicidade

Soluções em Comunicação | Assessoria de Imprensa | Edição de Livros

(16) 99418.1551


Copyright © roseliabrao.com

Desenvolvido por: Sky Comunicação e Eventos - www.skycomunicacao.jor.br

Blog | Coluna | Em pauta | Roseli Abrão | Equipe | Contato | Topo do site