Email: Roseli Abrão

Blog: sexta-feira, 2 de setembro de 2011

17:40:31

Sem espaço, Pessuti pode deixar o PMDB

O ex-governador Orlando Pessuti vem sendo pressionado por seu grupo político a deixar o PMDB. O argumento, segundo fontes próximas ao ex-governador, é que não tem nem terá espaço para viabilizar sua candidatura ao governo do Estado nas eleições de 2.014.

O PMDB estadual está nas mãos dos deputados que recentemente aderiram ao governo Beto Richa, acenando, inclusive, com apoio à sua candidatura de reeleição.

Na avaliação dos pessutistas, mesmo que os parlamentares não tivessem aderido a Richa ele não teria espaço.

Porque seria “barrado” pelo senador Roberto Requião, de quem virou adversário político.

Caminho pode ser o PSC

Pessuti já foi convidado pelo deputado federal Ratinho Júnior, e pelo seu pai, Carlos “Ratinho” Massa, a ingressar no PSC.

Fontes ligadas ao ex-governador afirmam que já houve várias conversas.

A mais recente aconteceu na última quinta-feira.

Se quiser deixar o PMDB, Pessuti está numa situação confortável.

Sem mandato, não pode ser enquadrado na lei de fidelidade partidária.

Agora só falta a aprovação do TSE

O PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, conseguiu o registro em dez Estados brasileiros (o número exigido por lei é nove Estados), cumprindo, assim, os requisitos para buscar o registro definitivo junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

O PSD foi aprovado pelos TREs do Paraná, Acre, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, Piauí, Rio Grande do Norte, Tocantins e Rondônia.

No TSE, no entanto, a relatora do pedido de registro, a ministra Nancy Andrighi, encaminhou os autos do processo ao Ministério Público Eleitoral que irá emitir parecer sobre a solicitação do partido em formação. Segundo o site do TSE, de acordo com a Resolução 23.282/2010, MPE tem até o dia 12 de setembro para emitir o parecer e, se for o caso, apontar as falhas a serem corrigidas pelo pretenso novo partido.

Na hipótese de haver falhas no pedido de registro, o PSD terá outros 10 dias para corrigi-las.

Depois de atendidas as diligências ou caso não haja diligências a serem feitas, a relatora deverá levar o pedido para ser julgado pelo Plenário dentro de 30 dias, independente da publicação em pauta.

Serraglio e Zeca Dirceu em rota de colisão

O deputado Osmar Serraglio, do PMDB, pretende denunciar o petista Zeca Dirceu na próxima reunião da bancada federal paranaense, em Brasília.

O peemedebista já encaminhou correspondência a todos os parlamentares acusando o filho do ex-ministro José Dirceu de agir “com falta de escrúpulos e de forma antiética”.

-- Há evidente falta de decoro, digna de exame pelo Conselho de Ética, disse Serraglio, que acusou o petista de querer ser o “pai da criança” de obras e recursos conquistados por outros deputados.

Na correspondência encaminhada a seus colegas de bancada, Serraglio relata vários episódios onde há interferência de Zeca Dirceu, como por exemplo, “abocanhar” a emenda ao orçamento da União destinando cinco milhões de reais para o Hospital do Câncer de Umuarama.

-- Ele chamou para Brasília o responsável pelo Hospital e gravou mensagem (pode ser ouvida em seu site) afirmando que só com sua intervenção os recursos serão liberados, denunciou.

Eleição plebiscitária não interessa à oposição, diz Veneri

O deputado Tadeu Veneri defende que todos os partidos que têm candidatos com viabilidade eleitoral participem das eleições à prefeitura de Curitiba, no ano que vem.

Em entrevista ao blog, disse que uma eleição plebiscitária, o que significaria a união dos partidos de oposição em torno da candidatura do ex-deputado Gustavo Fruet, só é boa para o prefeito Luciano Ducci.

É que, segundo Veneri, Ducci terá as máquinas da prefeitura e do governo do Estado, que têm mais capilaridade que a máquina federal numa eleição municipal.

-- O ideal é articular para que candidatos com viabilidade eleitoral disputem as eleições. Quanto mais, melhor e, no segundo turno, se estabelecem as alianças, defendeu.

Segundo Veneri, com um número maior de candidaturas a oposição poderá chegar a vários segmentos da sociedade.

– A eleição passa a ser racional, não emocional. Não transformaremos a eleição no ser contra ou ser a favor, como aconteceu em 2.008, disse.

Veneri discute candidatura com lideranças nacionais do PT

O deputado Tadeu Veneri aproveita sua ida a Brasília onde participa do Congresso Nacional do PT para discutir com lideranças nacionais do partido sua (pré) candidatura à prefeitura de Curitiba.

Segundo o deputado, o primeiro contato foi feito quando da visita do presidente nacional do PT, Rui Falcão, a Curitiba, que lhe assegurou que a direção nacional irá cumprir as regras definidas partido sobre as eleições de 2.012.

--O presidente do partido nos afirmou que os nomes dos petistas colocados à disposição do partido têm plenas condições e legitimidade para postular uma candidatura, reportou Veneri.

Rossoni admite que Assembleia pagou sua viagem ao exterior

De volta ao Paraná, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, do PSDB, admitiu que o custo da viagem ao exterior, junto com o governador Beto Richa, foi bancado pela Casa.

Mas assegurou que os resultados que a comitiva trouxe ao Brasil foram “maiores” que suas despesas.

-- As minhas despesas são infinitamente menores do que os benefícios, disse Rossoni, que concorda que é preciso ter “o devido cuidado, afinal, é dinheiro público que nós estamos gastando”.

Rossoni, no entanto, defendeu que o chefe de um Poder “tem que ter condições de locomoção para representá-lo diante dos interesses do Estado”.

Mais um dilema na Câmara

O vereador Algaci Tulio, do PMDB, desconfia que o parecer do relator da Comissão de Ética, Jorge Yamawaki, do PSDB, que pede a suspensão de 90 dias para o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso, do PSDB, vai cair.

Porque Yamawaki não é membro titular da comissão.

É suplente, o que daria margem para que se alegue falta de competência para agir.


Blog

Joice terá que indenizar Requião

Juiz indefere candidatura de Boca Aberta

Greca 46%, Francischini e Goura, 8%

Arruda denuncia “pesquisas frias”

Greca é líder absoluto

Mais uma pesquisa é impugnada

Alegria dura pouco

De boia-fria a vereador

Mais quatro debates

Pesquisa Ibope é também impugnada

Em pauta

Tecnologia não substitui agente de viagem na hora da compra

Flyworld realiza quarta convenção nacional de franqueados

TCP lidera movimentação de contêineres no Sul do Brasil

Marketing online é decisivo para sucesso de negócios em franquias

Flyworld inaugura terceira unidade no Rio Grande do Sul

TCP investe em 30 projetos ambientais em 2018

TCP finaliza obras de ampliação do cais de atracação

Flyworld participa da Black Friday 2018

Aracaju ganha primeira unidade Flyworld

Acesse também

Twitter - http://twitter.com/roseli_abrao

Facebook - http://www.facebook.com/blog.roseliabrao

RSS Feeds - http://roseliabrao.com/rss/

Coluna

Rossoni derruba sessão e irrita deputados

CEI do “xerox” não pode ser uma caça às bruxas

Erro do TRE dá sobrevida a Bernardo Carli

Ghignone aposta na vitória de Ducci

Beto não assume compromisso com emendas ao orçamento

Publicidade


Publicidade

A 1ª em aluguel de Livros com entrega em domicilio e Venda de Livros Usados em Curitiba

(41) 3367.2466 | 3367.3544


Copyright © roseliabrao.com

Blog | Coluna | Em pauta | Roseli Abrão | Equipe | Contato | Topo do site