Uncategorized

29 de agosto, não 19 de dezembro

Um projeto de lei que será votado na sessão da próxima segunda-feira da Assembleia Legislativa pretende corrigir a data de emancipação política do Paraná.

De autoria do deputado Luiz Fernando Guerra, do PSL, a data comemorada até agora – 19 de dezembro – passa a ser dia 29 de agosto.

O deputado explica que a assinatura da Lei Imperial 704 que criou a província do Paraná propôs a criação da Data Magna do Estado.  A lei, que foi sancionada em 1853 por Dom Pedro II, deu origem à Província do Paraná a partir da comarca de Coritiba, que até então pertencia à  Província de São Paulo.
O projeto de lei 542/19, apresentado pelo deputado Guerra na Assembleia Legislativa do Paraná, tem como objetivo resgatar a memória histórica da emancipação, seu significado político e sua relevância para consolidar a integração sociocultural dos paranaenses.

O Estado comemora a emancipação política no dia 19 de dezembro, com a posse do primeiro presidente da província  Zacarias de Góes e Vasconcelos.

“Somos um Estado grande, com uma história rica e fundamental para o Brasil. Dia 19 de dezembro é importante para o Estado, porém foi em 29 de agosto que o Paraná nasceu, e a partir de então que se tornou o que é. É nossa função como legisladores manter a história viva”, disse o autor.

A proposta determina que Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Judiciário promovam comemorações e festejos cívicos alusivos à data durante o expediente e estimula que os municípios e entidades da sociedade civil façam celebrações.

A iniciativa foi motivada pelas ações já desenvolvidas em 29 de agosto pelo Movimento Pró-Paraná, ente de integração e relações institucionais do Estado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Você também pode gostar